Jornal DR1

Princesa Leopoldina: A mãe da Independência

Maria Leopoldina primeira imperatriz do Brasil, cumpriu um papel importante na independência do país, pois ela agiu diretamente para convencer D. Pedro a seguir o caminho da ruptura com Portugal. Os historiadores destacam que Leopoldina teve uma ótima leitura política ao perceber que o clima político poderia conduzir o país a transformar-se em uma república.

Ela entendeu que a única forma de manter o Brasil monárquico era fazer com que D. Pedro permanecesse no país para liderar a instalação de uma monarquia dos Bragança.

Na época ela ainda gozava de grande influência com o imperador e usou-a para conseguir firmeza em suas decisões. D. Pedro era indeciso e tomava atitudes com muita hesitação, e, nesse sentido, Leopoldina atuou para convencê-lo de que ele deveria voltar-se contra Portugal.

Foi Leopoldina quem assinou a declaração de independência do Brasil, já que foi ela, na ausência de D. Pedro, quem presidiu uma reunião emergencial que definiu a nossa independência, a carta enviada após essa reunião fez com que D. Pedro declarasse em 7 de setembro de 1822 a independência do Brasil.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded