Na manhã desta terça-feira (29/03), o Secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, lançou a primeira edição dos Jogos Inclusivos da rede municipal de ensino. O torneio é uma proposta pedagógica de inclusão entre alunos com e sem deficiência.
O objetivo é que os alunos experimentem juntos algumas modalidades esportivas como o vôlei sentado, atletismo, bocha, entre outros.
Até setembro, os alunos poderão praticar as modalidades nas escolas e o encerramento do projeto acontece no dia 30/9, na Arena Carioca 3. A previsão é que cerca de 1.500 alunos participem dos jogos.
Os jogos são uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Comitê Paralímpico do Brasil, Olimpíadas Especiais Brasil (OEB), do Instituto Helena Antipoff (IHA) e do Special Olympics.
Na ocasião, também foi lançado o livro “Escolas Unificadas: Faça parte dessa história”. A publicação é pioneira e foi produzida em parceria com a OEB – Olimpíadas Especiais Brasil- organização sem fins lucrativos que apoia pessoas com deficiência por meio do esporte.
O livro traz coletânea de depoimentos e expressões artísticas de alunos com e sem deficiência das redes municipais de ensino sobre o período da pandemia, a saudade da escola e colegas.
O evento aconteceu na Escola de Formação Paulo Freite no Centro do Rio.