Jornal DR1

Pianista Maria Helena de Andrade lança “Miscelânea Brasileira” em concerto no Espaço Guiomar Novaes

No início dos anos 1980, durante uma temporada no Rio de Janeiro para um mestrado, a pianista paraense Maria Helena de Andrade acabou adotando a cidade como sua casa. Trouxe para o Sudeste a carreira já estabelecida em seu estado natal, com início precoce: ainda muito criança, ficava atrás da porta escutando a irmã mais velha estudar piano. A estreia não demorou. Subiu ao palco do Theatro da Paz, em Belém, com apenas 6 anos.

Comemorando, assim, sete décadas de carreira, Maria Helena apresenta no dia 9 de junho, às 18h, na Sala Cecília Meireles – Espaço Guiomar Novaes, o concerto de lançamento do seu novo álbum, “Miscelânea Brasileira”.

Como muitos músicos, Maria Helena passou a pandemia dando aulas remotas. Aproveitou o isolamento para conceber e gravar o novo disco, que reúne compositores brasileiros de São Paulo, do Rio de Janeiro e, naturalmente, do Pará. São eles Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Guerra-Peixe, Zequinha de Abreu e Osvaldo Lacerda; de seu estado natal, Oriano de Almeida e Waldemar Henrique. “Miscelânea Brasileira” foi gravado na Casa do Choro, em 2021.

“Já tinha tocado peças de Oriano e Henrique, mas não havia gravado esses dois grandes artistas paraenses. Quando estava me formando no Conservatório de Belém, tive a oportunidade de estudar com Oriano de Almeida, que me descortinou um mundo novo de beleza e encantamento. Ele sempre tocava ‘Idílio no Caramanchão’ nas aulas. Muitos anos depois, quando eu já morava no Rio, Oriano me mandou a peça com uma dedicatória”, recorda a pianista.

“Maria Helena selecionou um repertório muito adequado para os dias difíceis que vivemos”, escreve no encarte do álbum o compositor Ricardo Tacuchian, membro da Academia Brasileira de Música e da Academia Brasileira de Arte.

“Delicado e bem brasileiro, ele nos redime de nossas angústias e mostra um Brasil que estamos em vias de perder, mas que Maria Helena insiste em preservar. Seu toque é delicado e funde os sons da floresta com os das montanhas e das praias. É uma coletânea que espelha a própria personalidade leve e sensível da intérprete. Aqui o ouvinte não ficará exposto a dramas, dores e angústias porque destes sentimentos a realidade atual já é pródiga. Sua música alivia nossas dores e revive nossos sentimentos de brasilidade”.

 

SERVIÇO

 Concerto de lançamento do disco Miscelânea Brasileira

Maria Helena de Andrade – Piano

Dia 9 de junho (quinta-feira), às 18h

Local: Sala Cecília Meireles – Espaço Guimar Novaes

Endereço: Rua Teotônio Regadas, 2/26 – Centro

Telefone: 2332-9223

Capacidade: 150 lugares

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)

Duração: 60 min.

Classificação etária: Livre

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24