Na última quarta-feira (25), a Academia Carioca de Letras realizou a cerimônia presencial de Posse do novo presidente Sergio Fonta.
Os escritores e acadêmicos da instituição Cláudio Murilo Leal e Sônia Salles não puderam estar presentes na cerimônia mas enviaram mensagens de congratulações ao novo presidente. Houve também homenagens aos acadêmicos e profissionais ligados a ACL que não resistiram ao período de pandemia do Covid-19.
Tomaram posse os novos acadêmicos: Maria Amélia Paladino, João César de Castro Rocha e Nilton Bonder e para finalizar, o acadêmico Adriano Spindola fez um texto em forma de carta ao escritor Mario de Andrade e proclamou para os presentes na reunião.
Fundada em 8 de abril de 1926, a ACL, constituída como associação de cultura literária do Estado do Rio de Janeiro, está sediada na cidade do mesmo nome, e tem por fim a cultura da língua e da literatura nacional. Compõe-se de 40 membros titulares ou efetivos e adota os mesmos critérios tradicionais das demais academias brasileiras.
Representando a Federação das Academias de Letras do Brasil, a vice-presidente e CEO do Jornal DR1 Ana Cristina Campelo, e o jornalista David Antunes.