Por Arthur Almeida
Na última quarta-feira (27), o grupo Advocacia Preta Carioca organizou um protesto pacífico em frente a uma pizzaria no bairro do Largo do Machado, na Zona Sul do Rio.
O motivo do protesto foi o racismo sofrido pela advogada Mirian Basílio. Ela estava na mesma loja no último dia 25 (em que é comemorado o dia da mulher preta latina americana e caribenha) e foi atacada verbalmente por uma cliente da pizzaria.
Inicialmente Mirian achou que a cliente havia sido retirada da loja, mas percebeu que ela foi realocada para um espaço reservado dentro do mesmo estabelecimento. Sem apoio por parte do estabelecimento, a advogada procurou a delegacia pare registrar a ocorrência, e relatou ao Jornal DR1 certa resistência pelos agentes em fazer o registro.
A Advocacia Preta Carioca então se reuniu e resolveu de forma pacífica protestar em frente ao local. Ao fim do protesto, agentes do Segurança Presente informaram que a mesma mulher que atacou a advogada, havia sido removida pelo SAMU, na manhã em que o protesto aconteceu, para uma clinica psiquiátrica, após um surto no meio da rua.
Vale ressaltar, racismo é crime!