Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a população idosa, ou seja, com 60 anos ou mais, soma 30,2 milhões de pessoas ou 20,4% do eleitorado. Desses, quase 15 milhões tem mais de 70 anos e já não têm obrigação de votar. A Comissão de Políticas Públicas da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) tem realizado uma campanha de incentivo ao voto para conscientizar esta parcela da população que, muitas vezes, não vê mais relevância em ir às urnas.
“Muitos idosos deixam de votar após os 70 anos porque não são mais obrigados. Votar é um ato de cidadania. É por meio do voto que são eleitos representantes que podem criar políticas públicas para as pessoas com mais de 60 anos”, afirma Dr. Vicente Faleiros, presidente da Comissão de Políticas Públicas da SBGG que é responsável pela iniciativa de abrangência nacional.
Sobre a importância e o objetivo da campanha, cujo mote é “Votar é um ato de cidadania”, Dr. Vicente Faleiros afirma: “Queremos mostrar que cada voto importa, no intuito de defender os direitos já adquiridos nas áreas de saúde, educação, moradia e tantos outros que a população idosa possui e que, muitas vezes, não são oferecidos com qualidade pelos representantes públicos”.
A campanha de incentivo ao voto está presente nas redes sociais, mas extrapola os canais digitais, chegando aos consultórios médicos, como afirma o presidente da Comissão de Políticas Públicas: “Incentivamos os associados da SBGG a levarem essa pauta aos seus pacientes, pois cada voto pode fazer a diferença para a criação de um futuro melhor para as pessoas em idade avançada”.
De acordo com o relatório Perspectivas da População Mundial 2022, da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil chegará ao fim deste ano como o sétimo país mais populoso, com 215 milhões de habitantes. A população brasileira está envelhecendo rápido e precisa enfrentar muitos desafios.
“Antes de ir às urnas, é importante que as pessoas idosas verifiquem os programas dos candidatos e façam valer o voto. Escolham candidatos que valorizem a vida, a saúde, a educação, o trabalho digno, o acesso a moradias, a assistência social, a mobilidade, a cultura da paz, a justiça social e a democracia”, salienta Dr. Vicente Faleiros.
A Comissão de Políticas Públicas da SBGG espera que a campanha de incentivo ao voto nas redes sociais e junto aos associados da entidade possa conscientizar e mobilizar a população idosa. “A iniciativa de ir às urnas é uma forma de lutar por seus direitos e por um envelhecimento digno, respeitado, saudável e participativo”, finaliza Dr. Vicente Faleiros, presidente da Comissão de Políticas Públicas da SBGG.