O espetáculo Oceanos leva o público ao coração da vida marinha. Através da dança contemporânea e do ballet, traz reflexões sobre questões ambientais e atitudes sustentáveis, especialmente sobre a preservação da fauna e flora marinha, assim como conscientização sobre os danos causados pelo lixo nas praias.
Todo o cenário do espetáculo é feito com materiais reciclados como plástico, garrafas pet e tampinhas que foram retirados das areias e praias do Rio de Janeiro. Ao final de cada exibição, há uma rodada de debate e interação com o público.
O elenco é formado pelos bailarinos do Projeto Social Dançar a Vida, e tem como objetivo a democratização de acesso à arte e cultura. O projeto foi criado por Nelma Darzi, diretora artística da Escola de Dança Petite Danse em 1999 e hoje conta com mais de 200 alunos,
oriundos de diversos estabelecimentos de ensino público.
Sobre o espetáculo Oceanos, Nelma comenta: “É extremamente importante trabalharmos temas como esses em escolas e instituições, levando consciência ambiental ao público das mais diversas idades. Acreditamos que esse espetáculo será o agente para uma vida mais sustentável, o que diz respeito a todos nós como sociedade”.
As apresentações são itinerantes e acontecerão em diversas datas na cidade. A próxima performance será no dia 30 de agosto, no Clube Escolar do Fundão – Escola de Educação Física e Desportos do Fundão, às 15h. A entrada é gratuita e aberta ao público.