A ONG Visão Mundial foi fundada em 1950, nos Estados Unidos, e desde então vem atuando com foco nas crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade. A instituição desenvolve programas e projetos nas áreas de proteção, educação, incidência política e emergências que permitem superar a pobreza e injustiça auxiliando todas as pessoas sem distinção de credo, etnia ou gênero.
A Microcamp oferece cursos de informática, hardware e robótica, games e inglês. Em 45 anos de mercado, já formou mais de dois milhões de alunos no Brasil. Atualmente, possui cerca de 60 mil alunos matriculados em 74 unidades. Além dos conhecimentos técnicos de cada curso, os alunos Microcamp participam do Projeto Além do Horizonte onde desenvolvem habilidades socioemocionais (as sofT skills) tão valorizadas hoje nas empresas quanto o conhecimento técnico (as hard skills).
Em março, a Microcamp e a ONG Visão Mundial firmaram uma parceria, onde viabilizaram oito mil bolsas de estudos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica em todo o Brasil.
São onze opções de cursos nas áreas administrativa, tecnologia e inglês, visando a empregabilidade dos beneficiados, como Recursos Humanos, criação de jogos digitais, Introdução à modelagem 3 D, Excel para o mercado de trabalho, Manutenção de computador e celular, informática e Inglês com Tecnologia. Todos os cursos são online e acessados pela plataforma (https://microcampon.com.br/).
A união se estenderá por um ano, e as instituições parceiras da Visão Mundial podem aderir ao projeto. Assim como, também podem incluir famílias beneficiárias na iniciativa por meio da plataforma do movimento “Junto pelas Crianças” que todas têm acesso. A expectativa é que até o final da parceria um total de 24 mil bolsas sejam entregues.
A ação contempla pessoas de todo Brasil. No Rio Grande do Norte, a Igreja Batista Betel, parceira da Visão Mundial, improvisou uma sala de aula para acolher a comunidade e possibilitar o acesso de quem não possui computador ou internet em casa.
Para o missionário e pastor Alberto Costa, que há anos atua no suporte a crianças e suas famílias, a Igreja tem o papel de servir a sociedade.
“A Visão Mundial e a Microcamp entraram na nossa trajetória para agregar conhecimento, treinamento e esperança de um futuro melhor. Receber os cursos profissionalizantes de alta qualidade e beneficiar as famílias é mais que um sonho, é um milagre; orávamos por isso”, disse.
A estudante Isabelle Rose, de 25 anos, é uma das beneficiadas pela parceria e comemora a chance de aprender um novo idioma.
“Estou feliz em poder fazer um curso de inglês, sempre desejei, mas nunca tive a oportunidade. É um investimento na minha área profissional. Saber mais de um idioma é muito importante para que portas se abram no mercado de trabalho”, contou.