No último sábado, aconteceu no Theatro Municipal a 8ª edição do Prêmio Atitude Carioca 2022. A homenagem é concedida pela Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj), com apoio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.
Em 2022 o prêmio voltou à modalidade presencial, após 2 anos de pandemia. A Apresentação da cerimônia ficou a cargo de Isabele Benito, jornalista e radialista, atualmente no SBT e na Rádio Tupi.
A abertura oficial contou com a apresentação da Orquestra Chiquinha Gonzaga, formada inteiramente por meninas. Além do Hino Nacional foram entoadas Forrobodó e Abre Alas da maestrina Chiquinha Gonzaga. Ao fim a Orquestra foi aplaudida de pé por todos os presentes.
A vice-presidente da CAERJ Lindalia Junqueira e a Secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Daniele Barros discursaram sobre o prêmio, a importância da cultura na economia estadual e da participação feminina na área e nas categorias concorrentes aos prêmios.
Entre as premiações quatro pequenos filmes sobre mulheres na independência foram exibidos em razão do bicentenário da Independência do Brasil. Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria Felipa e Maria Leopoldina foram lembradas e apresentadas ao público.
Foram 12 categorias premiadas, os vencedores foram:
Quem Faz Diferente
Instituto Dagaz
Orgulho LGBTQIA+
Diversidade Colorida
Sem Barreiras
Literatura Acessível- Instituto Incluir
Impulsionando o Rio
Burburinho Cultural
Lideranças Negras de Atitude
Bruno Black
Inovação Tecnológica
Startup Win – Sebrae RJ
Empreendedor de atitude
Carina Alves – Instituto Incluir
Mãos Transformadoras
Artesania Pilões
Cidades Maravilhosas
Agência de Turismo Localiza 021
A cara do Rio
Museu do Samba
Mulher de Atitude
Tatiana Sant’ana – Rasta Comunicação
Destaque Atitude do Rio de Janeiro (voto popular)
Diogo Archanjo – CEO Nozap Food