A exposição “Impressões de Santa Teresa”, também conta com o patrocínio da SECEC-RJ – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, está sendo inaugurada no Parque das Ruínas, no mesmo bairro, hoje (24).
Mello Menezes propõe uma imersão por Santa Teresa, em um breve passeio pelo bairro que escolheu para viver, materializando histórias em 13 quadros que revelam percepções de uma vida inteira dedicada à arte. Na primeira parte da exposição, o público irá vivenciar, através de 7 quadros, um pouco da Santa Teresa dos artistas, dos boêmios, do Rio de Janeiro, assim percebida pelo artista: “no século dezoito, o canto triste de escravos e baleias ligaram as argamassas e começaram a esculpir a beleza do Aqueduto da Carioca.
Pelo seu leito passaram as águas encanadas do rio Carioca e foram matar a sede de dezesseis bicas de bronze na cidade. As águas passadas se transformaram em ferros e no leito dos Arcos, onde bondinhos amarelos começaram a passar como passarinhos.” Na segunda parte, em 6 quadros, o artista transforma em arte a troca dos trilhos do bondinho de Santa Teresa, que teve a sua primeira etapa concluída em março de 2019. Num ritual frenético, as máquinas e os homens foram revelando plasticidades e composições estéticas que inspiraram pinturas e divagações poéticas”, explica Mello.
Exposição: Impressões de Santa Teresa
Entrada gratuita
Data: 24/09 até 20/11
Dias: quinta a domingo
Horário: 09h às 16h
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa