A diretoria da Associação das Escolas de Samba Mirins definiu dia e local para a realização do concurso que definirá o rei momo, rainha e princesas do carnaval feito pela garotada no Sambódromo. A quadra da Estácio de Sá será palco da tarde festiva do dia 09 de outubro (domingo), a partir das 13 horas. A data também marca o sorteio da ordem dos desfiles das escolas infantis para o Carnaval 2023. A tarde festiva regada a muito samba no pé, alegria, espontaneidade e simpatia contará com a apresentação de talentosos passistas que concorrerão ao trono da folia mirim.
Crianças com idade entre seis e dez anos, poderão participar da disputa. As inscrições poderão ser efetuadas momentos antes do concurso. “Oportunizaremos com as mesmas condições todas as crianças que desejarem integrar o cortejo do carnaval. Por isso, inscreveremos os concorrentes quando será realizado o concurso” – afirmou Edson Marinho, presidente da Aesm.
A data tão aguardada entre os dirigentes e representantes das agremiações marca o primeiro passo para o desenvolvimento do carnaval. O sorteio que define a ordem de apresentação das escolas mirins no Sambódromo será realizado durante o evento. “É o momento de maior expectativa entre os diretores e os integrantes das agremiações. A partir da definição da colocação na sequência dos desfiles, as escolas organizam suas logísticas e desenvolvimento de seus enredos e o desfile propriamente dito” – disse Alexandre Moraes, diretor de operações.
Entenda como será desenvolvido o sorteio
Cada agremiação define um representante que sobe ao palco obedecendo a ordem de desfile do último carnaval que sorteará um número. De acordo com a numeração sorteada, esse representante retorna ao palco, para desta vez saber a sequência que desfilará no dia 21 de fevereiro de 2023, na Passarela do Samba. Serão concedidos cinco minutos para eventuais trocas entre as escolas.