Jornal DR1

Direto ao Ponto: Os óculos X O óculos

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Quando devo usar um ou outro?

Vocês viram os meus (ou seria o meu) óculos?

DIRETO AO PONTO

O correto é escrevermos os óculos porque cada “óculo” corresponde a uma lente. Como, geralmente, se tratam de duas lentes, devemos dizer ou escrever no plural: os óculos.

Já houve tempo em que se usava apenas uma lente presa em uma corrente. Neste caso, o correto seria “o óculo”.

Exemplo: “Meus óculos são novos”.

“Deixei meu óculo preso na alça da minha bolsa”.

Está correto dizer um par de óculos? Segundo a norma culta da língua portuguesa, está correto dizer ou escrever: Encontrei um par de óculos.

Confira também

Nosso canal