Jornal DR1

Ana Maria Braga – a rainha das manhãs brasileiras

Ana Maria Braga Maffeis, nascida em São Joaquim da Barra, em 1º de abril de 1949, é uma apresentadora de televisão, chef de cozinha e jornalista brasileira.

Começou sua carreira como jornalista na Rede Tupi de Notícias da extinta Rede Tupi. Na imprensa escrita, trabalhou como diretora comercial de revistas de moda como a Revista Cláudia. Ana Maria alcançou a fama na RecordTV, onde apresentava os programas Note e Anote e o talk-show Programa Ana Maria Braga (nos mesmos moldes do programa de Hebe Camargo) – Esse programa lhe rendeu muitos prêmios e até um título no Guinness Book de maior permanência no ar. Desde 1999 apresenta o Mais Você, na TV Globo. Antes de se tornar jornalista, formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), especializando-se em Zoologia pela mesma universidade.

Em 1998 lançou sua própria revista feminina, Utilíssima, e uma revista em quadrinhos, transcrevendo-a e a pessoas próximas a ela, como o ex-marido Carlos Madrulha, em personagens (Aninha, Carlinhos, Louro José, Maria Coruja, Lena, Mirna, entre outros).

Ana Maria foi para a TV Globo em junho de 1999, dois meses após ter divergências com a direção da Rede Record e estreou o programa “Mais Você” em 18 de outubro daquele ano, ao lado do fiel companheiro, o Louro José. Em maio de 2012, renovou contrato por mais 4 anos com a TV Globo, afastando assim os rumores que dariam como certo o fim do programa Mais Você e a sua saída do canal.

Em 1991, Ana teve câncer de pele. Em 26 de julho de 2001, Ana Maria anunciou em seu programa que estava com câncer colorretal. Ela também disse que faria duas sessões de quimioterapia a cada cinco dias, para tratamento da doença. Após três meses de pausa no programa para o tratamento, Ana voltou ao programa no dia 12 de novembro de 2001, sem os cabelos. Foi um programa que emocionou o público, com os colaboradores vestindo uma camiseta onde estava escrito “time da guerreira”. Após radioterapia, ficou curada da doença. Em 2015 ela descobriu um câncer de pulmão em estágio inicial, e curou-se um ano depois, após quimioterapia.

Em janeiro de 2020, anunciou a descoberta de um novo câncer de pulmão. Em abril de 2020, Ana Maria anunciou no Encontro com Fátima Bernardes que estava curada do novo câncer após tratamento.

Ana Maria foi criadora do Projeto de Cozinha Popular Ana Maria Braga, um curso  sobre reaproveitamento alimentar direcionado a comunidades carentes. Sempre tendo uma grande preocupação de que todo o conteúdo gastronômico do  programa fosse baseado em produtos acessíveis, para que o telespectador  de qualquer parte do Brasil pudesse encontrar os ingredientes que  compõem as receitas, e que elas fossem fáceis de fazer, a apresentadora transferiu esses conhecimentos para o projeto, o que deu certo.

Há diversas entidades benemerentes que Ana Maria apoia, além de seu projeto, como a Casa Hope, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, o Instituto Coca-Coca, o Instituto Ayrton Senna, a Associação Brasileira de Mucopolissacaridoses (MPS), no projeto ‘Crescer como iguais’, o Retiro dos Artistas, além de dezenas de campanhas pontuais. A mesma cede sua imagem para que essas organizações sérias possam reverter a favor delas coisas positivas.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded