Jornal DR1

Projeto da Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta concerto gratuito com alunos do Instituto Apontar e do grupo Flautistas da Marambaia neste domingo

Os integrantes do Instituto Apontar e do projeto Flautistas da Marambaia se apresentarão neste domingo, dia 6 de novembro, às 10h30, no Museu do Pontal, na Barra da Tijuca, no Concerto de Integração das Atividades de 2022, celebrando o encerramento do trabalho musical desenvolvido ao longo do ano junto à Orquestra Sinfônica Brasileira. O evento, que tem entrada gratuita, contará também com a participação de instrumentistas da OSB. As ações fazem parte do Conexões Musicais, projeto de responsabilidade social da Orquestra Sinfônica Brasileira que promove transformação social através da educação musical.

Desde julho, os dois grupos vêm se reunindo com os músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira e participando de cursos, concertos didáticos, ensaios abertos, palestras, entre outras ações como uma oficina de instrumentos musicais recicláveis. Assim, os jovens vão aprimorando suas habilidades, além de se integrarem em atividades diversas.

O resultado será apresentado no evento, que terá a participação da Turma de Teclado do Instituto Apontar e do grupo Flautistas da Marambaia, com jovens e crianças de 10 a 16 anos, além da presença dos músicos Jorge Postel e Giovani Martins, o duo de oboés da Orquestra Sinfônica Brasileira.

SOBRE O FLAUTISTAS DA MARAMBAIA:

Liderado pela professora Claudia Ernest Dias, o Flautistas da Marambaia é um projeto de valorização do manguezal através da música. O grupo é formado por estudantes da Escola Municipal Vieira Fazenda, na Marambaia. Há mais de dez anos, os alunos mergulham na cultura popular brasileira e descobrem talentos e habilidades musicais.

SOBRE O INSTITUTO APONTAR:

O Instituto Apontar se dedica a contribuir para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças e adolescentes com superdotação, oriundos de famílias de baixa renda, através da assistência social e da formação acadêmica, cultural e ética, possibilitando que sejam agentes transformadores de suas vidas, famílias e de seu entorno.

SOBRE A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a NTS – Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master, Brookfield como patrocinador, e Vibra, Sergio Bermudes Advogados e Telemont como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

SERVIÇO:

Concerto de Integração das Atividades de 2022

Com Instituto Apontar e Flautistas da Marambaia

Local: Museu do Pontal – Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300, Barra da Tijuca

Grátis. Livre.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24