Jornal DR1

IMS Rio inaugura exposição de Miguel Rio Branco

Em sua carreira de mais de 50 anos, Miguel Rio Branco (1946) construiu uma obra singular, marcada pelo cruzamento entre a fotografia, o cinema, a instalação e a pintura. Sua produção fotográfica é o foco da exposição Palavras cruzadas, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas, que o IMS Rio inaugura no dia 19 de novembro (sábado). Com entrada gratuita, a exposição tem curadoria de Rio Branco e Thyago Nogueira, coordenador da área de Fotografia Contemporânea do IMS.

Com obras produzidas especialmente para a apresentação no Instituto Moreira Salles,  a seleção é resultado de um mergulho de Rio Branco em seu próprio arquivo. Ao rever sua produção, o artista cria conexões e diálogos entre suas fotografias, atribuindo novos sentidos às imagens.

No Brasil dos anos 1970, trabalhou como diretor de fotografia em filmes de Júlio Bressane e Arnaldo Jabor, entre outros cineastas. Também atuou como fotógrafo documental, registrando paisagens e habitantes do país. Entre 1980 e 1982, foi correspondente da Agência Magnum, em Paris. Pioneiro no uso da cor, Rio Branco aos poucos distanciou sua produção visual da função documental para criar painéis e obras instalativas que assumissem conotações poéticas e sensoriais, em diálogo com outras linguagens artísticas.

Rio Branco criou para a exposição o políptico Maldicidade #3, parte da série em desenvolvimento contínuo que recombina imagens de diferentes cidades para tratar vivência urbana, associada ao prazer, à violência e à solidão. Este terceiro políptico reúne fotografias feitas em metrópoles como São Paulo, Salvador, Nova York e Cidade do México.

A mostra traz também as obras Blue-green e Blue-gray (1994-2000) e Morandi perverso (1993-2020). Nas duas primeiras, imagens de um carro em Havana evocam a realidade econômica do regime cubano. Na segunda, garrafas em uma fábrica de azeite abandonada em Santiago de Compostela, na Espanha, remetem às famosas pinturas do italiano Giorgio Morandi.

Em cartaz até 26 de março de 2023, a mostra reforça a originalidade e a atualidade da obra de Rio Branco, marcada pela inquieta experimentação. O IMS Rio está localizado na Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea.  Os visitantes podem conferir a exposição de terça a sexta-feira das 12h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

 

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded