Um grupo de amigos se encontrava sempre para desenvolver jogos e, na maioria das vezes, eram em game jams, maratonas de desenvolvimento de jogos em curtos períodos de tempo. Assim surgiu a Double Dash Studios. Com produtos feitos em pouco tempo, a empresa começou a ganhar destaque no mercado, e com isso, a certeza de que tinham um potencial muito grande a ser explorado. Em 2015, a produtora começou a ganhar forma e os amigos iniciaram o trabalho de forma integral para consolidar a Double Dash Studios, que desde então, vem acumulando clientes, consumidores e prêmios.
O primeiro produto de sucesso da Double Dash é o Sky Racket, lançado em 2019. O jogo mistura dois gêneros clássicos dos arcades, Shoot’em up e Block Breaker.
Hoje, a equipe é composta por 23 pessoas e tem o desejo de trazer opções de entretenimento para toda a família. A produtora planeja aumentar o alcance da marca para que mais pessoas conheçam seus produtos e começar a produção de um novo jogo autoral.
Em 2021, começaram a co-produzir o jogo Irmão do Jorel e o jogo mais importante da galáxia e em julho de 2022. O jogo ganhou o prêmio BIG Brands no Big Festival.
A Double Dash Studios está disponível no site (http://doubledashstudios.com/) e no Instagram (https://www.instagram.com/doubledashstu).
O Jornal DR1 entrevistou o Co-Founder e Produtor da Double Dash Studios, Jandê Saavedra Farias que contou sobre a história da empresa e os projetos.
Jornal DR1: A empresa conseguiu conquistar grandes prêmios. Qual foi o sentimento de vocês ao ganhar esses reconhecimentos?
Jandê Saavedra: É sempre bom ganhar prêmios, indicações, receber reconhecimento, de quem quer que seja. Significa que alguém está notando e curtindo o seu trabalho, é uma forma de validação. Como, por exemplo, o nosso projeto anterior, o Sky Racket que recebeu alguns prêmios aqui no Brasil, e foi indicado a vários prêmios.
O Sky Racket foi selecionado pra participar de vários eventos e festivais, tipo a PAX East, que foi realizado em Boston nos EUA, e a Tokyo Game Show, no Japão. Além de ter sido escolhido pela Nintendo pra aparecer o Nintendo Direct de 2020.
O Irmão do Jorel está começando, mas já tem um prêmio do último BIG Festival, o prêmio BIG Brands, indicado a projetos feitos em conjunto com marcas grandes, e espero que seja o primeiro de muitos.
Jornal DR1: Em 2018, vocês produziram o primeiro projeto para a Cartoon Network. Como foi produzir? E como surgiu o convite?
Jandê Saavedra: Desde que começamos a ir nesses eventos da indústria de games, em 2015, a gente sempre tenta marcar pelo menos uma reunião com alguém da Cartoon. E através dessas conversas e do nosso trabalho com o Racket que eles viram o potencial da DD pra fazer jogos com as IPs deles. O primeiro que pegamos foi um jogo do Acampamento de Verão, em 2018, um desenho novo na época. Assistimos todos os episódios da temporada pra entender os personagens, o mundo, e fazer algo bem fiel, cheio de coisas que agradem os fãs.
Jornal DR1: Como ocorreu a produção do jogo Irmão do Jorel e o Jogo Mais importante da Galáxia?
Jandê Saavedra: O Copa Studio convidou a gente para uma conversa sobre parceria em um jogo do Irmão do Jorel. Foi bem legal porque já éramos fãs da série, e em 2016, já tínhamos inclusive escrito uma proposta de jogo para a Cartoon Network. Ficamos sabendo que era um jogo no estilo point & click, que vários aqui na DD adoram desde criança, e que era um projeto financiado pelo edital PRODAV 14 da Ancine, o mesmo que financiou o Sky Racket. Isso aconteceu no início de 2020, em um período que estávamos sem projetos no horizonte, além do lançamento do Racket para o Switch, então veio em uma boa hora. Mal sabíamos também que em alguns meses seríamos obrigados a reestruturar toda a empresa por causa da pandemia que ia chegar. E hoje, estamos na co-produção do jogo junto com o Copa Studio, com previsão de lançamento para 2023.
Jornal DR1: Qual foi o sentimento de vocês com a repercussão do jogo? E qual a importância do jogo para a empresa Double Dash?
Jandê Saavedra: Tem sido bem legal receber mensagens das pessoas perguntando pelo jogo, dizendo que estão ansiosos pra jogar e curtindo as poucas informações que a gente coloca. Estamos ansiosos pra lançar e ver o que o pessoal vai achar do que estamos preparando.
Jornal DR1: Qual são os planos para 2023?
Jandê Saavedra: Queremos fazer um grande lançamento para o Irmão do Jorel, do jeito que os fãs da série merecem! É ter novos projetos para a Double Dash anunciado em 2023. E temos mais alguns planos pela frente também!