Saiba como criar uma decoração de Natal cat friendly
Se tem algo que atrai olhares durante o final de ano é a decoração natalina, diversas famílias levam esse clima para dentro de casa, com enfeites e árvores de Natal. Mas quem é tutor de gatos precisa ter alguns cuidados especiais para manter a segurança do seu pet.
Muitos já devem ter se deparado com vídeos de bichanos que derrubam ou escalam a tradicional árvore. Esse comportamento pode ser explicado devido à natureza predadora e curiosa da espécie. Porém, caso o artefato não esteja devidamente fixado ou contenha determinados tipos de bolas, fitas e laços, o felino pode estar em perigo.
E se tem algo que com certeza chama a atenção dos gatos além dos laços e bolas, são os pisca-piscas, essa iluminação pode, até mesmo, se assemelhar com algum tipo de bicho e ativar o instinto predador do pet.
Apesar de causar um belo efeito visual, o pisca-pisca deve ser evitado em decorações natalinas de fácil alcance para os gatos. Isso porque, caso o pet morda esse material, ele pode levar um choque elétrico.
Fios e laços também não são recomendados, já que são elementos “convidativos” para brincadeiras.
Bolas e peças de vidros são outros itens perigosos para os felinos. Eles podem ser derrubados e estilhaçados, podendo cortar e ferir o animal. Algo que também pode machucá-los são artefatos perfurocortantes e pontiagudos.
Quando se trata da árvore em si, o modelo artificial pode ser confundido pelos gatos como uma planta natural. Nesse caso, a médica-veterinária lembra a possibilidade dos felinos roerem e ingerirem as folhas, formando um corpo estranho em seu trato gastrointestinal.
Outro ponto que também é necessária a atenção dos tutores é quanto as possibilidades de quedas devido às escaladas nas árvores de natal, que podem causar luxação ou até mesmo fratura de membros.