Em 1851, um médico alemão chamado Carl Wunderlich, depois de medir a temperatura de 25mil axilas, chegou à conclusão que a temperatura média corporal é de 37º – hoje já existem estudos que apontam um declínio em nossa temperatura – e quando esta temperatura altera, para mais ou para menos, as funções de nossos organismos sofrem mudanças, podendo levar a insolação, hipotermia e até mesmo em alguns casos à morte.
Já imaginou então, se por conta da mudança climática, pudéssemos de maneira artificial alterar a nossa temperatura corporal para a faixa que é benéfica à nossa saúde?
Mas para podermos fazer este ajuste, precisaríamos então decifrar qual o neurônio responsável por estar regulação. O que se sabia até então, é que o centro de regulação da temperatura do cérebro está localizado em uma parte do hipotálamo, responsáveis pelas funções vitais do corpo.
Recentemente, pesquisadores da Universidade de Nagoya conduziram um estudo em ratos justamente para descobrirem esses neurônios que teriam como função a regulação da temperatura. Eles concentraram suas atenções nos neurônios conhecidos por “EP3”. Os ratos, cuja temperatura corporal é de 28º, foram expostos a 3 temperaturas, duas abaixo de 28º, o que não ativou o neurônio, e uma acima, que acabou ativando o neurônio.
O estudo publicado na Revista Sciences Advances, demonstrou que em um ambiente quente os sinais do sistema nervoso são aumentados, resultando em fluxos sanguíneos mais intenso na pele, facilitando a radiação do calor do corpo o que evita a insolação. Já em ambiente frio, acontece o inverso, os sinais enviados pelo sistema nervoso são reduzido e começam então a produzir calor no tecido adiposo “marrom” e em outros órgãos de forma a prevenir a hipotermia.
A descoberta que os tais neurônios EP3 desempenham o papel na regulação da temperatura corporal abre caminho para a criação de uma tecnologia de ajuste da nossa temperatura de maneira artificial que nos permitirá, entre tantas possibilidades, a de criar novas estratégias de sobrevivência em um ambiente de alterações climáticas.