Jornal DR1

Brasileiro com muito orgulho: Hortência: Maior jogadora da história do basquete brasileiro

Hortência de Fátima Marcari nasceu em Potirendaba, São Paulo, em 23 de setembro de 1959. É uma ex-jogadora de basquetebol brasileira. Considerada uma das maiores atletas femininas de seu esporte e como a melhor jogadora de copas do mundo da FIBA de todos os tempos. Em 2018, entrou para o Hall da Fama do Basquetebol Feminino, dos Estados Unidos em 2002, e o Basketball Hall of Fame em 2005.

Hortência é a maior pontuadora da história da Seleção Brasileira de Basquete, com 3160 pontos, marcados em 127 partidas oficiais, média de 24,9 pontos/partida. Já disputou cinco mundiais e duas Olimpíadas.

Depois de uma brilhante carreira como jogadora, tendo sucesso principalmente em Sorocaba, Hortência se tornou dirigente. Fora das quadras também teve grande êxito ao conquistar títulos no Data Control, no Futebol Fluminense (em parceria com o Data Control) e no Paraná BC.

Em 2009, Hortência foi empossada diretora da Seleção Brasileira de Basquete Feminino, pelo então presidente da Confederação Brasileira de Basketball, Carlos Nunes.

Em 25 de outubro de 2010, foi agraciada com a comenda da Ordem do Ipiranga pelo Governo do Estado de São Paulo.

Em 5 de agosto de 2016 recebeu a tocha olímpica de Gustavo Kuerten (o Guga) no Estádio do Maracanã e a entregou a Vanderlei Cordeiro de Lima, que acendeu a pira olímpica na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Em 18 de setembro de 2018, foi eleita como a melhor jogadora de todos os tempos da Copa do Mundo Feminina de Basquete. A brasileira recebeu cerca de 85% dos votos na eleição organizada pela FIBA e deixou para trás oito concorrentes.

Foi medalha de prata nas olimpíadas de Atlanta, Estados Unidos em 1996; Campeã Mundial na Austrália, em 1994; medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos em Havana, Cuba, em 1991; prata nos Pan-Americanos de Indianápolis, Estados Unidos em 1987 e bronze em Caracas, Venezuela, em 1983.

Em 2009, assumiu o cargo de diretora da Seleção Brasileira de Basquete Feminino. Em 2013, deixou a CBB por não concordar com a troca de sua função.

Hortência, que reside em São Paulo, é mãe de dois filhos: João Victor e Antônio, ambos de sua união com o empresário José Victor Oliva, com quem foi casada por dez anos.

Seu filho João Victor Marcari Oliva é ginete, tendo competido no hipismo nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016.

Entre 2005 e 2010 manteve um relacionamento com o jogador de futebol Rodrigão.

Foi capa da revista masculina Playboy na edição brasileira de número 151 em fevereiro de 1988. Seu ensaio teve 10 páginas e foi produzido pelo fotógrafo J. R. Duran.

Hortência atualmente trabalha realizando palestras motivacionais usando sua história como motivações para seus ouvintes. 

Além de seu trabalho como palestrante, Hortência mostra sua rotina de treinos nas redes sociais. Nas postagens da campeã mundial, muita malhação, caminhadas e práticas de esportes como tênis. A jogadora também luta contra o preconceito de que mulheres acima dos 60 não devem cuidar da beleza. “A minha vida está começando. Vivo intensamente o hoje, não penso no amanhã. A gente não sabe o amanhã. A palavra intensidade está no meu dia a dia.”

Confira também

Nosso canal

RESPIRARTE - 26 NOV 24