Jornal DR1

Távola Redonda: O esporte e o carnaval

O carnaval carioca já proporcionou diferentes enredos sobre o mundo esportivo, além dos desfiles outras ligações acabam unindo o esporte, na maioria das vezes o futebol e o mundo dos bambas.

1986 – Beija-Flor: A escola de Nilópolis teve como tema o futebol. O enredo falava da popularidade e da história do esporte e da própria bola ao redor do mundo, pegando carona na Copa de 1986, no México, a Beija-Flor terminou vice-campeã.

1995 – Estácio de Sá: No seu centenário, o rubro-negro foi homenageado pela Estácio de Sá. A escola levou à Sapucaí a história do Flamengo, conquistas dos anos 1980. A Estácio ficou com a 7ª colocação. O enredo chegou a ser reeditado pela escola em 2020, no grupo de acesso.

1998 – Unidos da Tijuca: O Vaco também ganhou de presente em seu centenário uma homenagem no carnaval, a Unidos da Tijuca falou do centenário do clube e dos 500 anos da viagem de Vasco da Gama às Índias. A escola sofreu com problemas e acabou na 13ª colocação.

2003 – Tradição: No ano posterior ao pentacampeonato da seleção, a Tradição resolveu homenagear o camisa 9 da seleção, diferente dos campos, na avenida não deu muito certo e a agremiação ficou apenas em 13º lugar.

2007 – Portela e Viradouro: A tradicional escola de Madureira teve um enredo patrocinado pelo Ministério dos Esportes, no ano em que a cidade do Rio sediaria os Jogos Pan-Americanos. O desfile teve Diego e Daniele Hipólito fazendo exercícios de ginástica em plena Avenida. 8º lugar para a escola.

Já a escola de Niterói falou sobre os jogos inventados pela humanidade, jogos de carta, tabuleiro chegando ao esporte moderno. O tema levou a vermelho e branco para o desfile das campeãs com o 5º lugar.

2014 – Imperatriz Leopoldinense e Unidos da Tijuca: A escola de Ramos homenageou Zico na madrugada seguinte aos 61 anos do Galinho de Quintino, contando a história do ídolo do Flamengo, a escola ficou com o 5º lugar.

Parecia que falar de esporte no Sambódromo não dava certo, até que a Unidos da Tijuca resolveu falar de Ayrton Senna, a escola uniu uma homenagem a Senna nos seus 20 anos de morte e trazia a velocidade como pano de fundo. Mistura na dose certa e titulo pra azul e amarelo do Morro do Borel.

O Futebol carioca tem diversas histórias ligadas ao mundo do samba, mas essa página fica para outra oportunidade.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded