O Mundial de Fórmula 1 de 2008 ainda povoa os pensamentos do torcedor brasileiro e de Felipe Massa, no dia 2 de novembro daquele ano, o brasileiro cruzou com sua Ferrari a linha de chegada no Grande Prêmio do Brasil e por alguns segundos sentiu o gosto de ser campeão mundial de F1 até que Hamilton, então piloto da McLaren, ultrapasse o alemão Timo Glock e com o 5º lugar roubada o título de Massa.
Perder o título daquela forma foi doloroso, mas parte do esporte, Massa errou na Malasia, rodando sozinho, perdeu o motor há 3 voltas do fim do GP da Hungria, abandonou ambas ficando zerado. E como não se lembrar do erro da Ferrari a mangueira de combustível em Singapura? Esse é o X da questão, na corrida de Marina Bay, Nelsinho Piquet, então piloto da Renault, participou ativamente da confusão que resultou no banimento de Flavio Briatore e Paty Simonds da F1.
Na 14ª volta, o brasileiro bateu de propósito na curva 14, o incidente provocou a entrada do Safety Car e beneficiou Fernando Alonso, que havia parado nos boxes na volta 13. Com todos os carros entrando nos boxes, a Ferrari errou, liberou Massa antes do previsto e o brasileiro arrancou a mangueira de combustível e teve que esperar no fim do pit lane até que a mangueira fosse retirada.
No fim da prova, Alonso venceu, Hamilton foi terceiro e Massa não pontuou. O escândalo veio à tona em 2009, após Nelson Piquet torna-lo publico depois da demissão do filho da equipe francesa. Com isso o título não poderia ser modificado, já que a cerimonia de premiação da FIA já havia sido realizada.
Entretanto, recentes declarações de Bernie Ecclestone, ex-chefão da F1, de que não considera Hamilton heptacampeão, apenas Schumacher, já que o título de 2008 para Bernie é de Massa, pois ele e Max Mosley, ex-presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), sabiam da história ainda em 2008, fez com que Felipe Massa cogitasse um processo contra a categoria, na tentativa de ver possíveis atitudes em relação ao campeonato, seja divisão de título, mudança de resultado com a anulação da corrida, entre outras.
O tema é tratado com cautela pelo ex-piloto da categoria, mas ele em diversas entrevistas já confirmou a possibilidade e disse que ainda vai procurar a Ferrari e Stefano Domenicali, chefe da Ferrari em 2008 e atualmente CEO da F1. Ele também frisou que a briga não é com Hamilton, apesar de o britânico ter sido favorecido no fim do campeonato, a Renault tinha intenção de dar a vitória na corrida de Singapura a Fernando Alonso.
Aguardemos os próximos passos.