Por Aisha Raquel Ali
Tudo começa com a história de Cristiane Marcelino. Cristiane atua desde 1995 na rede de educação do Rio de Janeiro (SME) e na Secretaria Estadual de Educação, no ensino médio, desde os anos 2000.
Ela é historiadora da Arte, formada pela UERJ e psicopedagoga pela Faculdade Maria Theresa – FAMAT, especializada em sociologia urbana pela UERJ.
Teve oportunidade de estudar a língua francesa, na cidade de Bruxelas, na Bélgica.
Toda essa bagagem Cristiane usou como base para, junto de outros profissionais de áreas distintas para criarem o ONG ALIANÇA PELAS NAÇÕES.
A APN atua acerca de três anos com o intuito de promover e difundir a ideia do ser pensante, capaz de agir dentro de uma visão crítica, buscando sempre explorar as suas próprias capacidades.
Atualmente a ONG Aliança pelas Nações atende cerca de 20 crianças e 20 adultos. Tais atendimentos são diferenciados de outras associações, pois não atendem apenas o cadastrado, mas toda a família.
Sua sede fica localizada na Rua dos Inválidos, 123 – Lapa/Rio de Janeiro, e neste local realizam aulas de língua estrangeira, inglês e francês. O ensino não se limita apenas a gramática e pronúncia, contudo, promovem o aprendizado da cultura geral, trabalhando desde Carmem Miranda a Chimamanda Ngozi Adichie.
Possuem ramificação na Comunidade do Borel, realizando bazar beneficente e assessoria para obtenção de trabalho e assistência Médica. Também possuem um trabalho em parceria com um projeto social em Jardim Gramacho, na cidade de Duque de Caxias.
“Nosso trabalho está respaldado no respeito, e na credibilidade, pois acreditamos que cada pessoa possui um talento a ser explorado, ela só precisa descobrir o caminho. Estamos atuando, crendo que somos a ponte para este caminho. Sou fruto da rede pública, acredito que a educação promove e transforma vidas!”, finaliza Cristiane, idealizadora da ONG.