O projeto “Gigantes Sonhadores – a força dos erês”, que tem como objetivo levar a cultura da perna-de-pau para diversas crianças pelo Brasil e celebrar a identidade de cada território, promove neste fim de semana três cortejos no Rio de Janeiro. O primeiro vai acontecer na Vila Cruzeiro, nesta sexta-feira, 28, às 16h. O segundo será no domingo, 30, às 10h, na Ilha da Marambaia, e o último será na segunda-feira, 1º de maio, na Pedra de Guaratiba.
Criado pela Fábrica de Gigantes, idealizado por Raquel Potí, atriz, produtora, consultora e empresária, o “Gigantes Sonhadores” foi lançado inicialmente pela internet, em 2021, por conta da pandemia do Covid-19. De lá para cá, o projeto já percorreu diversos locais presencialmente, sempre promovendo encontros significativos, cultura, dança, música, cores e sons para diversas comunidades brasileiras.
Em abril, em parceria com a ONG Centro Cultural Liga do Bem, localizado na Vila Cruzeiro, na Penha, o projeto ofereceu para crianças da região oficinas gratuitas de perna-de-pau, prática musical, instrumentos recicláveis e figurino. Os cortejos deste fim de semana vão acontecer justamente para celebrar o nascimento do primeiro grupo pernalta da Penha.
Os cortejos celebrativos contarão com a presença de alunos, acrobatas e músicos, que vão tocar ritmos brasileiros como baião e ciranda. Ao final de cada um deles, haverá uma roda de conversa com a participação do Gigantes de Pedra, Gigantes de Mangaratiba e Gigantes de Penha, primeiros grupos pernaltas da Zona Oeste, Costa Verde e Complexo da Penha, respectivamente. A ideia é que todos os envolvidos, junto com o público, possam debater assuntos como a importância do acesso à cultura para a sociedade, apontamentos sobre desafios e conquistas que cada grupo vem identificando desde sua fundação, entre outros.