Delegação Europeia escolheu a capital fluminense pelo protagonismo em
ações de sustentabilidade, como o projeto Praia Circular
Representantes da União Europeia lançaram nesta quarta-feira (03), no Rio de Janeiro, a iniciativa União Europeia-Brasil: Soluções para a Economia Circular, com foco na articulação entre os setores público e privado com entidades financeiras para maiores investimentos no setor. Durante agenda na capital, a delegação também esteve na praia de Copacabana, para conhecer de perto as ações do programa Praia Circular, em parceria com a Riotur e a Orla Rio, que tem o objetivo de desenvolver o turismo sustentável nas praias cariocas.
A agenda no Rio de Janeiro marca o início de um roadshow da União Europeia pelas principais capitais do Brasil para o fomento de iniciativas que estimulem investimentos em novos projetos de transição para uma economia mais circular e sustentável.
Após evento de lançamento do programa, realizado na Fecomércio, o Comissário Europeu do Meio Ambiente, Oceanos e Pesca, Virginijus Sinkevicius, e do Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, visitaram a Praia de Copacabana para conhecer a máquina de água à granel, instalada no Posto 4, uma das ações do projeto Praia Circular, trabalho conjunto desenvolvido em parceria entre o programa da UE Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), Riotur e Orla Rio. O equipamento de gestão inteligente e que fornece água potável a R$1,00 (500ml) foi instalado na orla em março com o objetivo de incentivar a diminuição do consumo de plásticos nas praias por meio redução do uso de garrafas pet.
Nos últimos meses, o Praia Circular vem desenvolvendo uma série de ações de informação e capacitação com os estabelecimentos comerciais do entorno. O objetivo é engajar todos parceiros, inclusive quem trabalha nas areias, para que adotem boas práticas e novos modelos de negócios, com base na redução do uso e na substituição dos plásticos.
“O objetivo da nossa visita ao Rio é promover a integração multinível e multissetorial no avanço da política de meio ambiente. A União Europeia quer fornecer respaldo à agenda verde do Brasil e estamos propondo uma cooperação em economia circular e proteção ambiental”, afirmou o Comissário europeu Virginijus Sinkevicius.
“Esse é um projeto extremamente importante para a Orla Rio, queremos ajudar a inserir, cada vez mais, a cultura de sustentabilidade nas pessoas. Há tanto tempo vemos as praias e os oceanos sendo poluídos, e o que pudermos fazer para melhorar essa situação, nós faremos. Quando a comunidade europeia escolheu o Rio de Janeiro e a praia de Copacabana para desenvolver esse projeto piloto, o Praia Circular, nós não pensamos duas vezes em nos tornarmos parceiros, abraçamos a causa na hora”, comenta João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
Oportunidades de novos negócios
Oficialmente lançada na capital fluminense, a iniciativa União Europeia-Brasil: Soluções para a Economia Circular vai seguir para algumas das principais capitais do país para conectar setores públicos e privados com entidades financiadoras. O objetivo é identificar as oportunidades de negócios e tendências em economia circular e as perspectivas-chave para financiamento de novos projetos no Brasil, abrindo espaço para novas práticas sustentáveis na relação entre empresários e consumidores do comércio de bens, serviços e turismo.
“A iniciativa é essencial para fortalecer o debate público-privado e reforçar a ideia de uma visão brasileira para a Economia Circular, com ações como a aprovação de políticas públicas consistentes sobre o tema. A Europa nos mostra que este é o ponto de partida para a criação de um ambiente favorável à transição circular. Além disso, é uma grande oportunidade para a troca de conhecimento internacional, de modo a adaptarmos à realidade brasileira as boas práticas europeias”, destacou especialistas em economia circular e fundadora da Exchange 4 Change Brasil, Beatriz Luz.
O evento de lançamento contou com a presença de representantes do governo do estado e da cidade do Rio de Janeiro, organizações privadas, entidades setoriais e de financiamento e câmaras de comércio europeias. Após o lançamento no Rio, os próximos destinos da União Europeia serão Fortaleza, São Paulo e Manaus.