Exposição no Museu da República trás museus sociais de comunidades do Rio de Janeiro, que buscam mais espaço na preservação da história e da representividade da periferia.
Museu não é apenas um lugar de exposições e um mero passeio que você pode fazer com a família. Os museus são espaços onde se preserva a memória humana, seja ela de um passado ou do próprio presente, como no caso da museologia social, um ramo que estuda e busca dar espaço a porção social historicamente alijada do processo de construção de memória, por questões de gênero e orientação sexual, questões raciais e culturais, religiosas, territoriais, econômicas.
Foi pensando nessa necessidade de dar espaço a esses grupos que foi criada a exposição “O Museus Somos Nós”, que está em exposição no Museu da República, no Catete. A inauguração foi neste último sábado, dia 6 de maio de 2023 e contou com a presença de curadores de museus sociais que compõem a exbição:
- Museu da Maré – (Complexo da Maré, Rio de Janeiro);
- Museu de Favela – MUF (Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, Rio de Janeiro);
- Museu Sankofa da Rocinha (Rocinha, Rio de Janeiro);
- Museu Vivo de São Bento – (Duque de Caxias, Rio de Janeiro);
- Museu Casa Bumba Meu Boi em Movimento – Raízes de Gericinó (Bangu, Rio de Janeiro);
- Museu das Remoções (Vila Autódromo, Rio de Janeiro);
- Museu do Horto (Horto Florestal, Rio de Janeiro);
- Museu Marinheiro João Cândido – Ass. dos Amigos do Museu Marinheiro João Cândido (São João de Meriti, Rio de Janeiro);
- Museu da Arte e da Cultura Urbana (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro);
- Museu Vivo da Capoeira (Duque de Caxias, Rio de Janeiro);
- Ecomuseu Rural de Barra Alegre (Bom Jardim, Rio de Janeiro);
- Museu de Memórias da Comunidade Indiana (Tijuca, Rio de Janeiro);
- Museu Vivo de Areia Branca (Belford Roxo, Rio de Janeiro);
- Museu Memorial Iyá Davina (São João de Meriti, Rio de Janeiro)
Além dos curadores, houve uma série de palestras sobre a importância do espaço e da preservação de memória social. Entre os palestrantes, o diretor do Museu da República, Prof. Mário Chagas, o vereador do PT Edson Santos e o pesquisador e museólogo Henrique Porto, que nos concederam entrevistas.
Em breve, em nosso canal do YouTube.