Como vimos na edição passada, os governos municipais, estaduais e federal, podem até gastar 25% na educação como a constituição manda, mas gasta muito mal.
Os 25% de gasto na educação é o mínimo que a constituição manda. Os governantes poderiam gastar muito mais de 25% mais não o fazem.
Professores mal remunerados, escolas deteriorando, centros de pesquisas e universidades quase parando por falta de investimentos dos governos. Enfim: É uma vergonha!
Há muitas escolas que sequer existem carteiras escolares, transporte para as crianças, adolescentes e adultos.
Muitos desses alunos vão para suas escolas a pé! Isso não quer dizer que caminhar não faz bem. Pelo contrário faz muito bem. Dentro do limite de cada indivíduo.
Existem ainda nesse país crianças, adolescentes e adultos trabalhando duro para ajudar suas famílias nas necessidades básicas.
Fiquei muito feliz com um centro de pesquisa, por nome “EMBRAPA” que hoje, mesmo com poucos investimentos é referência mundial no setor de pesquisa agrícola entre outros.
Por outro lado nossas universidades que eram referência mundial, por falta de investimentos e parcerias com a iniciativa privada estão quase paradas.
O governo precisa urgentemente investir nas nossas universidades e valorizar todo corpo docente. Não se esquecendo de investir na educação básica!
Como construir uma casa sem uma base sólida?
Vemos o dinheiro público jogado fora com obras mal feitas, paradas e superfaturadas. Exemplo disso são as rodovias estragadas e sem condições sequer de escoar as nossas safras agrícolas.
Ferrovias paradas sem uso, hidrovias com grandes problemas e mesmo assim o agronegócio está se sobressaindo, graças aos investimentos em pesquisas nesse setor, com investimentos da iniciativa privada e governamentais.
Se nesse setor deu certo, nos outros darão certo também.
Esperamos que o povo brasileiro tenha uma educação de primeiro mundo, para que saibam analisar seus representantes do setor político. Os vereadores, prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, senadores, e presidente da República que aí estão nos representando. Estes representantes são nada mais e nada menos do que o retrato fiel da sociedade brasileira.