Animal pode ficar apático e sem se alimentar
As vacinas são ferramentas essenciais e necessárias no processo de produção de proteína animal. Os imunizantes têm a finalidade de proteger o sistema imunológico do plantel contra diversas doenças que impactam a saúde e o bem-estar animal.
Uma dessas doenças é a pneumonia enzoótica. Presente em mais de 90% das granjas brasileiras, a doença causada pelo pela bactéria Mycoplasma Hyopneumoniae, circula em animais de todas as categorias, se manifestando, principalmente, nas fases de crescimento e terminação.
“Os lotes, quando acometidos, são prejudicados principalmente pela elevada taxa de morbidade, que varia de 40 a 60% dos animais, impactando em redução na taxa de crescimento, necessidade de medicamento terapêutico e elevação nos índices de aderências pulmonares ao abate, prejudicando a produtividade e rentabilidade das granjas”, diz o médico-veterinário e Assistente Técnico da Zoetis, Kairon Franz.
O suinocultor precisa adotar controles rígidos quanto à limpeza e desinfecção da granja, o planejamento sobre as reposições de leitoas aclimatadas e principalmente um programa de vacinação robusto.
Algumas vacinas disponíveis para combater o mycoplasma causam reações pós vacinais nos animais, sendo a perda de apetite e a prostração os efeitos colaterais mais comuns. “O animal pode ficar até dois dias sem se alimentar e isso impacta diretamente no seu desempenho e bem-estar”, avalia Franz.
O especialista reforça que há opções no mercado que não causam esse desconforto no plantel. “Investir em uma vacina que atenda às necessidades e aos desafios da granja, garantindo o bem-estar dos animais é importante para a produtividade responsável e rentabilidade do sistema produtivo. Na Zoetis, para combater a pneumonia enzoótica indicamos a vacinação com RespiSure One, que confere proteção integral ao animal, sem impactar na sua qualidade de vida”, finaliza o médico-veterinário.
Sobre a Zoetis
Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio do avanço no cuidado com os animais. Depois de inovar maneiras de prever, prevenir, detectar e tratar doenças animais por mais de 70 anos, a Zoetis continua apoiando aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de veterinários e donos de animais a criadores de gado e pecuaristas. O portfólio líder e o portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias da empresa fazem a diferença em mais de 100 países. Uma empresa da Fortune 500, a Zoetis gerou uma receita de US$ 8,1 bilhões em 2022, com aproximadamente 13.800 funcionários.