A bailarina, natural de Juiz de Fora (MG), iniciou sua trajetória no ballet aos três anos de idade. Logo a cidade ficou pequena para o talento e competência da jovem bailarina, que aos 8, se mudou para o Rio de Janeiro, onde começaria a estudar na Escola de Dança Petite Danse, referência em formação profissional no país. Desde cedo, seus professores notaram seu talento e enorme potencial a ser trabalhado e lapidado. Durante sua formação na escola, Luciana teve como mestres Patrícia Salgado e Sergio Lobato, que exigiram muito da bailarina, pois sabiam tudo o que ela poderia entregar.
Em 2022, aos 15 anos, Luciana ficou em 3º lugar no Prix de Lausanne e ganhou uma bolsa de estudos na Ópera de Paris. Em abril deste ano, a bailarina se formou e participou de audições com mais de 200 bailarinos para o Corpo de Baile da companhia. Ficou em 2º lugar num total de seis profissionais selecionados, e foi contratada como bailarina da Ópera de Paris. A primeira brasileira na história a ser convidada para estudar na École, agora é bailarina oficial da mais respeitada companhia de ballet da Europa, com contrato até seus 43 anos de idade.
Nelma Darzi, diretora da Petite Danse, onde Luciana fez toda sua formação no Brasil, também a acompanhou desde muito cedo, e se emociona com a mais nova conquista do jovem estrela: “É muito gratificante ver bailarinos que saíram da nossa escola brilharem mundo afora. Assim já tivemos tantos casos e agora temos mais essa alegria para comemorar. Luciana é um talento nato, desde cedo nós sabíamos que ela iria longe demais. E é apenas o começo”, reflete.
A Escola Petite Danse, onde Luciana fez toda sua formação no Brasil, recebe, neste dia 24 de julho, uma masterclass da bailarina. Mais informações através do site www.lucianasagioro.com.br