Lidar com sol forte ou dias chuvosos, percorrer áreas de risco e driblar situações inesperadas fazem parte da rotina desses profissionais, que estão na linha de frente da Light, responsável por levar energia a 31 municípios do estado do Rio
O dia de trabalho de Douglas de Oliveira Nascimento, 30 anos, Luciano dos Santos Monteiro, 55 e Helena Alves de Moraes, 42, começa cedinho, às 7h. Eles estão na linha de frente da prestação do serviço de energia da Light e integram o time de 554 leituristas, ou agentes de relacionamento, da companhia, que percorre diariamente toda a área de concessão da empresa fazendo a leitura e medição do consumo, além da entrega de faturas e inspeção dos equipamentos para constatar irregularidades. Tamanha é a importância do papel desempenhado por eles, que esses profissionais têm o seu próprio dia, celebrado em 20 de julho.
De segunda a sexta-feira, eles saem de casa cientes do itinerário e das leituras que deverão fazer. A ordem do dia chega por um aplicativo que também é a ferramenta de trabalho. O direcionamento vem dos Centros de Serviço que funcionam nas regionais da Light na região metropolitana – Frei Caneca, Cascadura, Nova Iguaçu, Campo Grande e Caxias – além de Barra do Piraí e Volta Redonda, no Vale do Paraíba. Encerrando a jornada às 16h, no fim do expediente, podem chegar a uma média de 545 leituras realizadas, entre residências e comércios. Nas regiões com maior demanda, sobretudo Zona Sul e Barra da Tijuca, esse número pode duplicar.
Entre desafios diários, como enfrentar dias muitos quentes ou chuvas torrenciais, perrengues como ficar cara a cara com um rato gigante ou sofrer um ataque de pombos e ainda sonhos, como transformar sua história num seriado de TV, os três encaram a profissão como uma oportunidade de fazer a diferença na empresa, sem abrir mão do comprometimento, da proatividade e do trabalho em equipe.
Helena e um rato gigante
Leiturista na Light há dois anos, Helena, que nunca havia trabalhado com algo parecido, descobriu uma nova profissão que exige muita atenção e cuidado na aferição dos dados, mas que também pode levar a situações curiosas, como o dia que precisou encarar um rato gigante para realizar uma medição.
“A qualidade do trabalho deve estar sempre em primeiro lugar. Tanto na nossa aparência quanto no relacionamento com o cliente. Na rua, entre uma leitura e outra, pode acontecer de sermos abordados por alguém com dúvidas. Saber orientar também é muito importante para direcionar à solução da melhor forma”, ressalta Helena que já viveu uma situação bastante inusitada quando precisou enfrentar um rato gigante, do tamanho de um gato, durante uma medição.
“Dependendo de onde esteja o medidor, eu tenho o costume de bater os pés para espantar qualquer bicho, ou inseto, que estiver por perto. Nesse dia, me deparei com um rato impressionante, praticamente do tamanho de um gato, que me deu um baita susto. Eu saí correndo e pedi socorro ao porteiro, que me ajudou. No final ficou tudo resolvido, mas foi um sufoco”, conta ela, aos risos.
Luciano e o ataque de pombos
Leiturista há 21 anos, sendo cinco deles na Light, Luciano considera sua profissão como a melhor de todas e garante que exerce a função com muito orgulho, empenho e humor, como no dia que precisou se safar de um ataque de pombos.
“Todos os dias saio de casa muito alegre e determinado. Sempre abordo os moradores e porteiros com muita educação e me dirijo até os relógios para fazer a medição. E com o mesmo entusiasmo realizo outras tarefas, como fazer cadastros e entregar contas. Quando preciso entrar em comunidade, por ser área de risco, é um grande desafio, mas sigo com meu trabalho da mesma forma”.
Luciano garante que o humor também é um aliado no trabalho, como no dia que precisou se safar de um ataque de pombos.
“Nessa nossa função a gente também passa por poucas e boas. Lembro que um dia, enquanto esperava o porteiro voltar do almoço, fui surpreendido por alguns pombos que me escolheram como alvo (risos). Fui correndo para a portaria desse prédio lavar a camisa do meu uniforme que estava toda suja, claro, pra poder voltar ao trabalho”.
Douglas e o sonho de ver sua história adaptada para as telinhas
Douglas está na profissão desde 2019. Para ele, empatia e resiliência estão entre as principais habilidades para conquistar a confiança dos clientes, nem sempre tão receptivos às visitas. Como profissional que atua nas ruas, trabalhar no verão é um de seus maiores desafios. Para driblar, sobretudo, os dias mais quentes, não economiza na hidratação. Em dias chuvosos, se vale da capa de chuva para estar protegido. Seu maior sonho é transformar a rotina dos leituristas em um roteiro de série para a televisão.
“Se tiver oportunidade, já tenho até título: ‘O Leiturista’. Quero mostrar mesmo como é a nossa vida, nossa rotina. Cada dia que a gente vive é um roteiro novo. Pode render muita história bacana. Isso tudo porque eu acredito muito na importância do meu papel para a empresa. Tem as dificuldades do dia a dia, mas a gente segue o ritmo da música. Trabalhar na rua pede isso”, garante.
Embaixadores da Light
Para Adaildo Andrade, gerente de Leitura e Entrega de Contas da Light, que coordena toda a equipe, a função dos leituristas vai além, sendo estes profissionais um dos pilares para garantir o correto funcionamento do fornecimento de energia e do relacionamento com o cliente.
“Eles realizam a leitura dos medidores, assegurando que as contas de luz sejam justas. Além disso, esclarecem dúvidas, fornecem informações sobre consumo de energia, identificam e notificam situações irregulares, entre outras funções. Com tantas responsabilidades, se tornam o principal elo entre os clientes e a empresa, verdadeiros embaixadores da Light”, finaliza.