Jornal DR1

Politiques: Brasil: um terreno fértil para a polarização política

A polarização política é nada mais, nada menos, que a divergência entre atitudes e teorias políticas de opostos ideológicos. É algo natural, intrínseco à natureza humana; o problema surge no nível desta divergência.

No Brasil, não é difícil perceber que a polarização política ocorre de forma extremamente exagerada, o que passa a ser muito prejudicial em vários aspectos. Podemos ver exemplos práticos em diversos casos, como discussões acaloradas nas redes sociais, nas ruas e brigas familiares, chegando até o nível de ocorrerem mortes. Isso já é absurdo à primeira vista, porém cada vez que penso mais consegue ficar pior; são pessoas literalmente assassinando outras pessoas por falarem mal do seu “politicozinho de estimação”, que, aliás, não se importa nem um pouco com nenhum desses problemas. 

Como chegamos a esta situação? A verdade é que o Brasil tem um terreno fértil para este nível de polarização política. Temos uma população que é em grande maioria ignorante, não no sentido errado como alguns interpretam, de falta de inteligência ou algo do tipo, mas ignorante no sentido de que é muito ocupada com “coisas mais importantes” (e ignora a atual situação política, moral e cultural do Brasil), como por exemplo, quais celebridades estão brigando ou quem foi eliminado em um programa de televisão.

Além disso, existem aqueles que não são ignorantes, mas simplesmente não conseguem lidar com pessoas que pensam diferente, gastam o tempo lendo notícias sensacionalistas, consumindo conteúdo e “estudando” pela internet apenas para terem informações com o objetivo de refutar ou humilhar o outro que tem a opinião diferente, ao invés de realmente tentar consumir algo útil.

Aproveitando-se destas características de parte da nossa população, nossa classe política, que em geral é impressionantemente desonesta, imoral e incapacitada, usa a polarização política a seu favor. Eles vendem um discurso barato de “nós contra eles”, como se as ideologias políticas fossem times de futebol, e as pessoas compram esse discurso cada vez mais. É fácil de se observar; quais políticos atualmente fazem mais sucesso nas redes sociais e qual conteúdo viraliza mais? Quase sempre aquele de ataque e confronto entre opiniões diferentes, no qual o objetivo não é trazer à tona um conhecimento útil, e sim parecer sempre estar certo.

Afinal, nossos políticos amam essa polarização exacerbada, muitos nem seriam eleitos se não fosse por ela, pois para se lançar como “salvador da pátria” é necessário ter um “vilão da pátria”, e por consequência, as pessoas amam essas histórias fantasiosas.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded