Evento aconteceu na Zona Sul do Rio de Janeiro
Por Arthur Almeida
No último sábado (22), o Jornal DR1 esteve presente na cerimônia de posse da 12ª diretoria da Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil China. O evento foi realizado no hotel Fairmont, em Copacabana, Zona Sul do Rio.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades da cidade do Rio de Janeiro, como o vereador da cidade do Rio, João Mendes de Jesus, o delegado Dario Cruz, o presidente da Cruz Vermelha de Nova Iguaçu Renato Muniz e a CEO do Jornal DR1, Dra. Ana Cristina Campelo, autoridades da China e outros representantes dos dois países também estiveram presentes no evento.
A cônsul geral da China no Rio, Tian Min, mencionou que desde a sua criação, em 2000, a câmara se empenha em resguardar interesses fundamentais do gigante asiático no Brasil.
Presente no evento e um dos homenageados na cerimônia, o vereador da cidade do Rio de Janeiro, João Mendes de Jesus, falou da importância da amizade entre a China e o Brasil e enfatizou a necessidade de fortalecer mais os laços entre os dois países.
Quem também discursou para os presentes foi o presidente da Câmara, Shangguan Jianfeng, reeleito para mais um mandato. Em nome da diretoria que tomou posse, o presidente Jianfeng lembrou de todos os 23 anos de existência da entidade. Passando por momentos difíceis como durante a pandemia da Covid-19.
Em seu discurso ele afirmou que entre os objetivos da próxima administração estão: continuar a fortalecer a instituição; aprimorar os serviços para os chineses ultramarinos, auxiliando na proteção de seus direitos, interesses e integração à sociedade local; seguir na construção de uma comunidade chinesa ultramarina harmoniosa, unida, amigável e cheia de vitalidade; tornar mais conhecida a história da China, aproveitando as vantagens das conquistas do país para fortalecer a ponte e os laços de amizade entre a China e o Brasil no campo cultural, político, econômico, no aprendizado mútuo entre civilizações e laços interpessoais; e ter como objetivo fundamental o resguardo no exterior do princípio de “uma China”.