Por Arthur Almeida
Rita Cortez, advogada, ex-presidente do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), e atual presidente da Academia Carioca de Direito foi agraciada na última quinta-feira (3), com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, principal honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
A solenidade aconteceu no plenário do IAB, a Mesa Diretora da Câmara Municipal foi representada pelo presidente da casa, o vereador Carlo Caiado (PSD).
A maior honraria carioca é destinada a pessoas e entidades que possuem atuação destacada na sociedade brasileira ou internacional.
Além do vereador, estiveram presentes na mesa de cerimonial, o ex-senador constituinte Bernardo Cabral, o presidente da Comissão de Direito Constitucional do IAB, Miro Teixeira, a presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (ACAT), Dra. Mônica Alexandre, o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos do IAB, Marcos Luiz Oliveira de Souza e do corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), Marcelo Augusto, diversas outras autoridades e convidadas lotaram o plenário para prestigiar a homenageada.
Ao oferecer a medalha Pedro Ernesto para Rita Cortez, Caiado destacou que a advogada trabalhista tem grande importância no cenário jurídico do município, além de ser uma das fundadoras e presidente da Academia Carioca de Direito (ACD).
Além das homenagens presenciais dos presentes à mesa, Rita Cortez recebeu através de vídeo mensagens do presidente nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches, do presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, além de sua filha, que atualmente reside em Portugal.