Imagine uma doença onde a prevenção requer práticas diárias simples, é considerada a condição mais predominante do mundo, afetando quase metade da população global. Estamos falando da doença cárie, que pode ter como consequência a desmineralização do dente, no esmalte e da dentina, e evoluir para uma lesão chamada cárie, com isso, precisamos entender o que é a cárie, para podermos evitar o surgimento.
A boca possui um ecossistema formado por bactérias boas e ruins que convivem em perfeita harmonia. Algumas delas têm uma capacidade específica: ao metabolizar açúcares, elas produzem ácidos e quando se juntam a determinados alimentos, esses micro-organismos formam uma película, que é chamado de biofilme, também conhecido como placa bacteriana. Quando não controlado, ocorre um desequilíbrio do pH bucal que pode levar à destruição da estrutura da superfície do dente no esmalte ou dentina.
A principal causa de cárie é a falta de higienização bucal adequada, pois nesses casos o excesso de bactérias presente na boca e o resto de alimentos não são devidamente removidos, favorece o desenvolvimento de placas e cáries, o consumo exagerado de alimentos com açúcar, como bolos, doces ou biscoitos, são fatores que facilitam o desenvolvimento de bactérias nos dentes.
Diminua o consumo de alimentos açucarados: Claro que você não precisa cortá-los totalmente, mas evitar o excesso é fundamental. “O açúcar refinado é o mais cariogênico, seguido pela frutose (açúcar presente nas frutas) e glicose (encontrada principalmente em pães e massas). O amido (formado por glicose e maltose) é menos cariogênico que as demais”, então fique atento para o primeiro sinal de que você pode estar com uma cárie é a formação de manchinhas brancas e opacas na superfície do dente.
Se o paciente conseguir identificá-la rapidamente e procurar um dentista a tempo para o tratamento, essa marca deixa de ser fosca e se torna mais brilhosa, se isso não acontecer e a cárie evoluir, o próximo efeito será a formação de cavidades, que podem ser observados através de pequenas bolinhas marrons que ficam na superfície dentária. Isso acontece porque as cáries passam a perfurar o esmalte dentário, que é a camada mais externa do dente, e depois a dentina e é aí que os sintomas começam a ser mais sentidos pelo paciente, como sensibilidade, dor e desconforto devido a retenção de alimento no local.
A única forma de tratar uma cárie dentária é numa consulta com o dentista, não existindo um tratamento caseiro capaz de eliminá-la. A melhor estratégia para evitar a cárie é escovar os dentes, para eliminar os restos de comida e evitar a formação de placa bacteriana, além de passar o fio dental de forma regular, pois ajuda a remover restos de comidas que possam estar entre os dentes e que não conseguiram ser removidos apenas com a escovação.
Não deixe de fazer consultas regulares ao dentista, isso contribui para os dentes saudáveis.