Jornal DR1

Nosso Planeta: “Plantação” de rochas nas fazendas como combate ao aquecimento?

E se uma das soluções para redução de emissões de gases de efeito estufa, de maneira a atingirmos a meta do IPCC, passasse por “plantar” rochas nas fazendas? Mas como assim “plantar” rochas?

Acontece que rochas vulcânicas trituradas e adicionadas nos campos agrícolas, segundo pesquisa publicada recentemente, poderia melhorar o solo e sugar o dióxido de carbono. Ainda segundo este estudo, caso fosse feito nos trópicos quentes e úmidos, o resultado seria mais eficiente. O estudo foi publicado na Earth’s Future.

Esse tipo de intervenção climática é chamado de intemperismo aprimorado das rochas. Ele aproveita o processo de intemperismo, que sequestra naturalmente o dióxido de carbono em minerais de carbonato. A ideia é simples: acelerar o desgaste de uma forma que também beneficie as pessoas. Quando usado em paralelo com a redução de emissões, pode ajudar a diminuir o ritmo das mudanças climáticas. Além disso, ainda pode oferecer alguns benefícios como rejuvenescer solos esgotados e combater a acidificação dos oceanos.

A aplicação de 10 toneladas de pó de basalto por hectare de terra cultivada globalmente pode sequestrar até 217 gigatoneladas de dióxido de carbono em 75 anos, acima do limite inferior do IPCC de remoção de dióxido de carbono necessário para atingir as metas climáticas, juntamente com as reduções de emissões

O novo modelo simulou o desgaste das rochas em 1.000 locais agrícolas em todo o mundo em dois cenários de emissões de 2006 a 2080. Eles descobriram que, no período de estudo de 75 anos, esses locais agrícolas retiraram 64 gigatoneladas de dióxido de carbono. Considerando assim, todos os campos agrícolas do mundo, esta estratégia poderia retirar até 217 gigatoneladas de carbono nesse período de tempo simulado.

De vilã, a agricultores de todo o mundo poderia passar a ajudar o planeta a atingir uma meta-chave de remoção de carbono.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded