O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) lançou na última quinta-feira, (24), a 6ª edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, na sede da FIRJAN, no Centro, Rio de Janeiro.
Revisado periodicamente pelo IBGC, o documento é pioneiro na área no Brasil e estimula o uso consciente e efetivo dos instrumentos de governança corporativa no sentido de contribuir para o desenvolvimento sustentável das organizações. Para dar luz às definições, princípios e recomendações do código, foi compartilhado com os presentes no lançamento, casos prático, a partir da experiência de empresas locais.
Nesta nova edição, os princípios da governança corporativa tiveram sua redação e denominação aperfeiçoadas, para uma melhor comunicação e entendimento pelos usuários. Foi incluído também um novo princípio, o da Integridade. Assim, os 5 princípios são:
Integridade (novo princípio); Transparência; Equidade; Responsabilização (accountability); Sustentabilidade.
A adesão aos princípios do código é voluntária, mas suas recomendações aplicam-se à maioria das organizações. Seu uso deve ser adaptado conforme o estágio de maturidade da governança corporativa, tipo de empresa ou entidade, porte e arcabouço regulatório a que estão sujeitas.
Os interessados no documento podem acessar o Portal do Conhecimento do IBGC e fazer o download gratuitamente.