Comitiva de ministros visita o Rio Grande do Sul, articula ações de salvamento e resgate com helicópteros e botes e auxilia municípios a determinar investimentos necessários para recuperação de estruturas e prejuízos materiais
O Governo Federal prioriza a assistência às vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ações incluem mobilização de botes do Exército, helicópteros da Polícia Rodoviária Federal e a liberação de recursos mediante apresentação de planos de trabalho das prefeituras. O foco atual é o atendimento emergencial, com destaque para o resgate de pessoas em áreas alagadas e isoladas.
O presidente Lula destacou o suporte federal e a prioridade em salvar vidas. O calendário de pagamento do Bolsa Família será unificado, e outras medidas, como antecipação de parcelas do BPC, envio de cestas de alimentos e recursos para pequenos agricultores, estão previstas após reconhecimento da situação de emergência ou calamidade pública.
Ao todo, 50 municípios dos dois estados da região Sul foram atingidos, sendo que a cidade gaúcha de Muçum está com 80% das estruturas embaixo d’água. Em Santa Catarina, 31 mortes foram confirmadas até o momento.