As delegacias especializadas no atendimento à mulher (DEAMs) é um local onde as mulheres que sofrem Violência Doméstica e Violência de Gênero (qualquer tipo de violência física, psicológica, sexual ou simbólica contra alguém devido à sua identidade de gênero ou orientação sexual), devem se dirigir para fazer a denúncia da violência e ameaças sofridas. Cabe ressaltar que durante toda história da sociedade o patriarcado, influenciou nas relações de desigualdades, atingindo de forma mais incisiva a violência de gênero às mulheres.
As DEAMs realizam ações de prevenções, apurações e investigações dos delitos, com atendimento especializados para diminuir e coibir qualquer tipo de constrangimento que a mulher venha a sentir. A DEAM pioneira, foi criada no Brasil em 1985 na cidade de São Paulo, sua criação foi muito importante para o início da luta contra a violência à mulher.
Fazendo uma visita, juntamente com a Dra. Fabíola Rodrigues à DEAM de São João de Meriti /RJ, no dia 13/09/2023, percebi que realmente há um atendimento diferenciado para as mulheres em seu estado de vulnerabilidade. A Delegada Barbara Lomba Bueno, nascida no Rio de Janeiro, que atua em sua atividade há 22 anos, cumpre o seu dever de coibir qualquer tipo de violência à mulher, faz o seu trabalho de forma exemplar com sua equipe, tratando as mulheres com muita empatia, com real preocupação em orientar e auxiliar as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência.
Ademais a Delegada participa de palestras para levar conhecimento e orientação em relação a importância do direito da mulher na sociedade. Contudo, não basta que a mulher conheça os seus direitos para romper o ciclo da violência, mas sejam devidamente amparadas, acolhidas e seguras para ter coragem para denunciar.
Na percepção da delegada Barbara Lomba Bueno, quando uma mulher chega à DEAM de S.J.M não só os interesses relacionados a violência doméstica e violência de gênero são acolhidos, mas a delegada tenta de todas formas amparar e orientar as mulheres nas diversas interpretações de “interesses” e “direitos”, revelando uma variedade de questões relacionadas a violência sofrida pela mulher.