Jornal DR1

Plateias Hospitalares celebra o mês de setembro com apresentações em hospitais do Rio de Janeiro

Projeto de Doutores de Alegria proporciona cultura gratuita na rede hospitalar com programação que envolve teatro, contação de histórias e cortejos musicais para médicos, pacientes, familiares e colaboradores de seis hospitais públicos da capital e região metropolitana do Estado.

O mês de setembro será de agenda intensa no projeto Plateias Hospitalares, realizado por Doutores da Alegria, organização da sociedade civil que realiza um trabalho reconhecido e consolidado junto a hospitais da rede pública, na capital e região metropolitana do Rio de Janeiro, promovendo inserções culturais gratuitas nestes espaços.

Entre as inserções culturais programadas para o período que celebra a chegada da primavera e a conscientização de doenças importantes como o retinoblastoma, os atores movimentarão o ambiente hospitalar com muito humor proporcionando momentos, não só de cultura, mas de bem-estar ao público que está inserido neste contexto.

As apresentações têm média de 60 minutos de duração e são um grande desafio para os artistas que precisam fazer das instalações hospitalares um palco interativo e diverso. Do dia 18 até o dia 27 de setembro, a temporada de espetáculos do Plateias Hospitalares receberá incursões gratuitas que incluem teatro, música, dança, circo, poesia e muita alegria nos seguintes hospitais:

18/09 (seg) – Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes – ‘Telepático’
19/09 (ter) – Hospital Estadual Eduardo Rabello – ‘Conexão do Bem’
21/09 (qui) – Hospital da Mulher Heloneida Studart – ‘Pela Ponta do Nariz’
25/09 (seg) – Hospital Estadual Eduardo Rabello – ‘Telepático’
26/09 (ter) – Hospital Estadual Azevedo Lima – ‘Bagunço – Pílulas Sonoras’
27/09 (qua) – Hospital Municipal da Piedade – ‘O Circo do seu Leo’

Desde o seu início já realizou mais de 800 apresentações envolvendo mais de 600 artistas que receberam o aplauso de cerca de 150 mil pessoas. Através destas ações, a organização da sociedade civil sem fins lucrativos, amplia cada vez mais as relações entre a arte e a saúde, contribuindo diretamente para o bem-estar de quem está impossibilitado de ter acesso à cultura.

Selecionados via edital, os espetáculos apresentarão ainda mais novidades, a partir de outubro, quando novos grupos e artistas passam a integrar a agenda constante de Doutores da Alegria no Rio de Janeiro entre 2023 e 2024.

Sobre Doutores da Alegria e sua atuação no Rio de Janeiro

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo, onde está localizada a matiz da instituição, e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais.

A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Apesar de o trabalho realizado ser gratuito para os hospitais e o público, a organização fez a opção por contratar profissionais formados em Artes Cênicas e com experiência na linguagem do palhaço, ou seja, os profissionais são remunerados e não voluntários.

Instalada no Rio de Janeiro desde 2009, Doutores da Alegria desenvolve um importante trabalho por meio do projeto Plateias Hospitalares, que acontece em 06 hospitais públicos do Estado e do município, com uma programação artística e gratuita que inclui teatro, música, dança, circo e poesia. Tais ações ampliam cada vez mais as relações entre arte e saúde, contribuindo diretamente para o bem-estar de quem está impossibilitado de ter acesso à cultura.

Dentro do Plateias Hospitalares, incursões teatrais, cortejos musicais e contação de histórias movimentam o ambiente hospitalar proporcionando momentos, não só de cultura, mas de bem-estar ao público que está inserido no ambiente, conforme explica Silvia Contar, responsável pela unidade fluminense.

A associação não realiza ações de pedidos de colaborações nas ruas ou em meios de transporte. Para saber mais sobre o trabalho da instituição e como ser parceiro dos Doutores, basta acessar o site oficial www.doutoresdaalegria.org.br

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24