Quais as demandas e tendências do consumidor, o mercado de beleza deve estar atento?
A preocupação e necessidade do consumidor com a aparência e bem-estar tem um impacto direto com o mercado da beleza, que segue ainda em fase de recuperação após a pandemia. O aumento da área tem como principal agente a renda da população, e os hábitos de consumo.
A expectativa é que o setor estético apresente um crescimento ainda maior no cenário pós-pandêmico. Com as mudanças constantes, as tendências para o ano refletem nas mudanças de exigências do consumidor.
Dados da Euromonitor Internacional mostram que o consumidor tem se preocupado cada vez mais com os preços dos produtos. Isso se dá pelo impacto gerado pela inflação no mercado da beleza e da estética, que provoca mudanças nos hábitos de compras. Em relação ao ano de 2021, os preços tiveram um aumento 2,5 pontos percentuais. Nos dias de hoje, o custo-benefício tem sido levado em consideração na hora das compras.
De um lado, os consumidores que que buscam pelos menores preços, por outro temos a baixa popularização dos valores dentro do mercado se comparado 2022 com 2021. Ou seja, compradores de valor não se contrapõem ao aumento do preço dos produtos e aceitam as mudanças, pois o objetivo ainda tem sido os benefícios que os produtos podem oferecer à pele. A expectativa é que em 2023, o conceito de “valor” siga os novos hábitos de consumo, como suas preferências para eficácia e valores razoáveis.
Mas a saúde vem antes da beleza?
Os jovens de hoje, ao contrário da Geração X, estão trazendo e buscando cada vez mais o bem-estar. Esse cenário foi impulsionado pela pandemia de Covid-19, que despertou no consumidor a necessidade dos cuidados com a saúde. Com isso, as marcas passaram a diversificar seus produtos para atender um público que está preocupado não só com a aparência, mas também com um estilo de vida saudável. Se mulheres mudam ao longo da vida, as marcas acompanham estas mudanças.
Mudanças hormonais, perda da elasticidade da pele, puberdade, fertilidade e menopausa, essas mudanças ao longo da vida influencia diretamente nas escolhas dos produtos de beleza que as acompanharão. Quem sofre o impacto do ciclo de vida da mulher é a indústria. As marcas deverão focar em inovação e na criação de estratégias que estejam ajustadas aos benefícios buscados pelo público feminino.