Jornal DR1

Susana Vieira: A senhora do seu próprio destino

A atriz já participou de aproximadamente de 40 novelas e minisséries só na TV Globo

 

Sônia Maria Vieira Gonçalves, conhecida popularmente como Susana Vieira, é uma renomada atriz brasileira. Em seu currículo, possui papéis de grandes sucessos principalmente em novelas como por exemplo: “Tina Camará” em O Espigão, “Cândida” em Escalada, “Nice” em Anjo Mau, “Ana” em A Próxima Vítima e “Pilar” em Amor à Vida.

Nascida em São Paulo no dia 23 de agosto de 1942, seu pai era militar e foi representante na embaixada do Brasil em Buenos Aires; a mãe, Maria da Conceição Vieira Gonçalves, trabalhava no consulado. Sua veia artística começou em Buenos Aires onde estudou balé e participou de apresentações no Teatro Colón. Por ter vivido em vários países, Susana sabe falar diferentes idiomas. 

Susana na verdade é o nome artístico, que é de sua irmã Susana Gonçalves. Sua estreia na televisão foi em 1962, e se consagrou uma das principais atrizes da Rede Tupi. Em 1961, ela se casou com o diretor de televisão Régis Cardoso, com quem teve seu único filho. Por pressão do até então marido, Susana interrompeu a carreira artística para ser dona de casa, mas, depois que nasceu seu filho em 1964, ela voltou ao trabalho

Em 1966, na TV Excelsior, teve sua primeira protagonista na novela “A Pequena Karen”. Nesse mesmo ano atuou em “Almas de Pedra”, e no ano seguinte na TV Tupi atuou em “Estrelas do Chão”. 

Já em 1970, foi contratada pela Globo, e no mesmo ano, atuou em “Pigmalião”, no papel de “Carminha”, uma feirante ambiciosa. Em seguida ela atuou em várias novelas, entre elas, “O Espigão” (1974), quando recebeu o prêmio de melhor atriz pela APCA, em 1975, “Escalada” (1975) e “Anjo Mau” (1976), quando fez sua primeira protagonista no papel de “Nice”.

Em 1980, Susana teve seu maior destaque interpretando a personagem “Marta” na novela “Bambolê”. Já no período dos anos 90, a atriz conseguiu maior visibilidade alcançando mais novelas no horário das 20 horas, com “A Próxima Vítima” em 1995, e “Por Amor” e em 1997, tendo como um de seus papéis uma vilã.

Seu grande ápice foi em “Mulheres Apaixonadas” em 2003, com a personagem Lorena. E em “Senhoras do Destino” em 2005, protagonizou a carismática “Maria do Carmo”. Susana sempre ficou escalada para os papéis de grande destaque, como em “Duas Caras” (2007), “Amor à Vida” (2013), “A Regra do Jogo” (2015), entre outras.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded