Jornal DR1

A História Militar Invade as Telas

Por Marco de Cardoso

O Rio de Janeiro se tornou o epicentro da celebração cinematográfica da História Militar nacional com a realização da 5ª edição do Festival de Cinema Militum, entre os dias 26 e 28 de setembro de 2023. O evento teve sessões no Clube Militar e no Museu Militar Conde de Linhares (MMCL), reunindo historiadores, pesquisadores, cineastas, produtores e amantes do cinema.

A diversidade dos 25 filmes exibidos no Festival de Cinema Militum foi um dos pontos altos da mostra, com temáticas como: a participação das mulheres do Exército em Missões de Paz, a Revolução Constitucionalista de 1932, os 70 anos da Esquadrilha da Fumaça da FAB, o treinamento dos pilotos do caça Gripen e até as músicas compostas pelos soldados brasileiros da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália durante a 2ª Guerra Mundial.

Os vencedores levaram para casa o belo Troféu Apollo, que tem este nome em homenagem ao tenente Apollo Miguel Rezk, herói de guerra da FEB e único brasileiro a receber por bravura a medalha Distinguished Service Cross do exército dos EUA.

O evento foi uma oportunidade única para os espectadores e também para os produtores dos filmes, como afirma Daniel Mata Roque, diretor do Festival Militum:

‘’ ’A ideia central sempre foi criar uma janela de exibição e distribuição, principal gargalo para o cinema nacional, mesmo na era da internet. O principal elemento do festival é justamente permitir que os filmes sejam vistos e debatidos’’.

Outro objetivo do festival é ressaltar a importância do estudo da História Militar para entender melhor a formação da nação brasileira.

‘’Para mim é significativo eu como um civil ser premiado com trabalhos que produzi em parceria com as Forças Armadas. Essa integração é muito importante’’, diz o cineasta Marcelo de Paula, vencedor em duas categorias: Melhor Documentário com *60 Anos do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral – No Ar, os Homens do Mar’’  e o Apollo Soamarino (que premia a melhor temática sobre a história da Marinha) com ‘’Navio Veleiro Cisne Branco – Uma Embaixada Flutuante’’.

O festival também é um incentivo para cineastas que enfrentam as dificuldades de produzir cinema de qualidade no Brasil.

‘’Eu mesmo confeccionei os uniformes dos soldados brasileiros e alemães que aparecem no filme, trabalho com atores não profissionais e gravei o curta em 1 dia para reduzir custos. É muito gratificante ver todo este esforço premiado’’, conta Mario Paiva, vencedor na categoria Melhor Ficção com o curta-metragem ‘’Famiglia’’, sobre a FEB na 2ª Guerra.

O Festival de Cinema Militum é organizado pela Pátria Filmes, em parceria com: o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), o Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (CEPHiMEX/DPHCEx), a Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB), a Associação Nacional dos Veteranos da FEB(ANVFEB) e a Sociedade Amigos da Marinha do Rio de Janeiro (SOAMAR-Rio). Tem ainda o apoio do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ), do Portal FEB e do CH Grupo. Os filmes vencedores em breve poderão ser vistos no site da Pátria Filmes(www.patriafimes.com) .

O Militum 2023 deixa uma marca memorável na paisagem cultural do Rio de Janeiro e do Brasil, com a promessa de futuras edições que continuarão a informar, inspirar e emocionar os realizadores e o público.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded