Jornal DR1

Milton Santos: O legado do maior geógrafo brasileiro

Grande nome da renovação da geografia no Brasil que ocorreu na década de 1970

Milton Almeida dos Santos nascido em Brotas de Macaúbas na Bahia em 3 de maio de 1926, foi um reconhecido geógrafo brasileiro. Considerado um dos mais renomados intelectuais do Brasil no século XX, Milton foi um geógrafo, escritor, cientista, advogado, jornalista e ainda professor universitário brasileiro. 

Conhecido nacionalmente e internacionalmente, Milton foi formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, porém se destacou por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, especialmente nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo e por seus trabalhos sobre a globalização nos anos 1990. O intelectual, tirou o doutorado em 1958 em Geografia pela Université de Strasbourg (França). 

Sua obra ficou caracterizada por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista, acreditava ser possível e necessário pensar em outra forma de globalização. Além de geógrafo e advogado, ocupou também alguns cargos políticos importantes como chefe da Casa Civil da Presidência da República no Estado da Bahia (1961), Presidente da Fundação Comissão de Planejamento Econômico da Bahia (1962-1964) e membro da comissão especial de Constituição Estadual em 1989.

Milton Santos também escreveu para uma série de jornais, foi diretor e correspondente da Imprensa Oficial da Bahia entre 1959 e 1961. Foi ativista nas questões do ensino no país, consultor das Nações Unidas, da OEA, e da UNESCO. Prestou consultoria para governos externos como Argélia e Guiné-Bissau.

Sempre envolvido com a política, em 1960 participou do governo, mas foi preso em 1964 em decorrência do golpe militar. Após a saída da prisão, trabalhou em universidades da França, Canadá, Estados Unidos, Venezuela e Tanzânia, na África.

Milton Santos foi o primeiro e único geógrafo da América Latina, primeiro nativo de um país de terceiro mundo a receber o prêmio Vautrin Lud, conferido por universidades de cinquenta países, a mais alta honraria da área da geografia, equivalente a um Prêmio Nobel.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24