Atrativo também realiza o “Mês dos tubarões”, evento que ajuda a conscientizar os visitantes sobre a importância da conservação deste animal marinho
Há exatos sete anos, o Rio de Janeiro ganhava uma atração turística que se tornou uma das mais visitadas da cidade: o Aquário Marinho do Rio, que já recebeu mais de 5 milhões de pessoas. Para celebrar esse momento especial, o presente é para os visitantes que também fazem aniversário em novembro. Eles poderão entrar gratuitamente no circuito durante todo o mês, mediante a comprovação de documento oficial com foto. Mas as comemorações não param por aí: no dia 9, data de abertura do atrativo, o mascote Zé Tubarino distribuirá bolo ao público que estiver presente na atração turística.
Para Marcos Traad, zooctecnista e diretor técnico do Grupo Cataratas, o sucesso do AquaRio vai além do entretenimento: “O AquaRio é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, mas que tem pilares muito fortes de “educação, pesquisa e conservação”, com pesquisas de referência no meio acadêmico” — conta Traad.
Com motivos de sobra para celebrar, o AquaRio preparou uma programação abrangente para todos os públicos. No dia 11 de novembro, às 16h, Marcelo Szpilman, idealizador e presidente de honra do AquaRio, realiza sessão de autógrafos do livro “Tubarões – Por que atacam o homem“ com uma palestra no lobby. O biólogo marinho esclarece tudo a respeito das diferentes espécies e mostra as reais motivações de ataques contra pessoas.
Os tubarões terão o mês dedicado a eles com atividades educacionais que reiteram a importância da conservação desses animais ameaçados de extinção. A campanha também tem o objetivo de desmitificar a alcunha de “fera assassina” do imaginário popular. O tema central do “Mês dos Tubarões” é: “Extinção: do passado ao futuro“. A ação conta sobre a origem, as grandes extinções, além do grau de ameaça destes animais que sofrem cerca de 100 mil mortes ao ano devido às atividades humanas. Durante a visitação, será possível sanar as curiosidades sobre os espécimes pré-históricos, como o Tubarão Godzilla (Dracopristis hoffmanarum), que viveu há 360 milhões de anos, tinha espinho na cabeça e 12 fileiras de dentes.
No dia 25, o Aquário Marinho do Rio convida o público a participar de uma ação socioambiental gratuita na Orla Prefeito Luiz Paulo Conde – Boulevard Olímpico das 9h às 14h. Além disso, experiências imersivas, teatro de fantoches com a temática sobre tubarões, rodas de conversas com a equipe técnica e oficinas educativas também fazer parte da programação do “Mês do Tubarão”, que pode ser acessada através do link: https://blog.aquariomarinhodorio.com.br/2023/10/31/novembro-e-dos-tubaroes-e-do-aniversario-do-aquario/
Serviço:
AquaRio
Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos armazéns 7 e 8 do Porto do Rio)
Horário de funcionamento: De segunda à sexta, das 9h às 17h (com entrada no circuito até às 16h). Aos fins de semana e feriados, das 9h às 18h (com entrada no circuito até às 17h)
Ingressos: www.aquariomarinhodorio.com.br