Jornal DR1

Mestre Valentim: referência como escultor barroco brasileiro

Suas obras fazem parte da identidade visual histórica do Rio de Janeiro

Valentim da Fonseca e Silva, artisticamente conhecido como Mestre Valentim foi um renomado escultor, arquiteto, entalhador e urbanista, no Rio de Janeiro.  É considerado um dos grandes nomes da arte plástica no período do Brasil colônia. 

Nascido na freguesia de Santo Antônio do Arraial de Gouvêa, limite da comarca de Serro do Frio nas Minas Gerais, no dia 13 de fevereiro de 1744. Foi levado pelo seu pai (um português) em 1748, para Portugal, onde aprendeu a trabalhar como escultor e entalhador. Em 1770, ele volta para o Rio de Janeiro, e abre uma oficina artística no centro da cidade, aos 25 anos de idade. 

O nome do artista aparece pela primeira vez como entalhador na obra de decoração da Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, em 1772, como discípulo de Luís da Fonseca Rosa, por sinal, Valentim era considerado um dos melhores discípulos e com o trabalho mais impecável. 

Em 1779 e 1790, Dom Luiz de Vasconcelos e Souza, vice-rei do Brasil, observando o tamanho talento artístico de Valentim, o chamou para trabalhar. Uma das obras se destaca o chafariz das marrecas, o Passeio Público do Rio de Janeiro feito em colaboração com o pintor Leandro Joaquim, e com os decoradores Francisco dos Santos Xavier e Francisco Xavier Cardoso de Almeida. E ainda, o chafariz da pirâmide na atual praça XV de novembro. Neste período, ficou conhecido por suas várias obras públicas na cidade. 

As principais características de suas obras eram: a grande originalidade; uma forte presença de características do Barroco misturadas com o Rococó em suas obras; era comum em seus trabalhos a presença de talhas douradas, cabeças de querubins, guirlandas, buquês de flores, laços e também colunas salomônicas.

Poucos dias antes de sua morte, Mestre Valentim disse a seguinte frase a um de seus discípulos: “Não temo a morte, mas prezo tanto à minha arte que ainda depois de morto desejava erguer do túmulo o braço para executar os desenhos que me pedissem”. Suas obras e seu talento ficaram visíveis e presentes para todas as gerações posteriores. 

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded