Jornal DR1

A tropa solidária que faz a diferença por meio da arte

 

Fundada durante o lockdown, a Tropa da Solidariedade busca ajudar moradores de rua e jovens através de ações sociais artísticas

A “Tropa da Solidariedade” emerge como uma poderosa iniciativa dedicada a apoiar, orientar e empoderar crianças e jovens em meio aos desafios enfrentados no centro e nas favelas do Rio de Janeiro. Com a missão de combater o racismo institucional, a pobreza e a violência cotidiana que permeiam não apenas o Rio, mas todo o Brasil, a Tropa coloca em prática a visão de que a próxima geração é o futuro do país, exigindo ação imediata.
Reconhecendo que a juventude muitas vezes enfrenta obstáculos nas ruas, no consumo de drogas, na criminalidade e na falta de perspectivas de vida, a iniciativa destaca a importância crucial da infância e adolescência na formação da personalidade desses jovens. Esta organização sem fins lucrativos foi fundada na primeira semana de Lockdown da Covid-19, em 2020, quando os orgãos e empresas públicas estavam fechados e as pessoas confinadas em suas casas, pelo músico, produtor e empreendedor social Fernando Shackal.
Outra iniciativa da organização é a Tropa da Educação, que visa transformar vidas, proporcionando oportunidades e esperança em meio aos desafios enfrentados nas comunidades do Rio de Janeiro. Através do empoderamento desses jovens, a iniciativa não apenas combate às adversidades do presente, mas também constrói alicerces sólidos para um futuro mais justo e igualitário.
Suas ações não apenas se limitam ao ambiente escolar, mas também se tornam uma ponte para o futuro ao se envolver ativamente com os pais, compreendendo o universo dessas crianças e adolescentes. Através de diálogos e parcerias com as famílias, a iniciativa busca não apenas suprir carências educacionais, mas também criar um ambiente de apoio integral.
Nestes três anos de existência, a Tropa ajudou mais de 200 mil famílias durante a pandemia, com 10 colaboradores fixos e cerca de 30 voluntários parceiros, segundo seu site oficial – https://www.tropadasolidariedade.com/ – onde é possível fazer doações via Pix ou por cestas básicas
No dia 25 de novembro, a organização fará a “Batalha das Tintas – TROPA Art Battle”, evento de ação social com o objetivo de arrecadar fundos para a Tropa. Se trata de uma competição de pintores urbanos, cuja tarefa será criar o melhor trabalho possível em 20 minutos. Enquanto trabalham, os jurados convidados circulam pelos cavaletes, observando de perto o processo criativo. O meio é a tinta acrílica e as ferramentas permitidas são pincéis, latas de tintas spray, espátulas ou quaisquer instrumentos não-mecânicos. Ao final da rodada, o público votará democraticamente em sua pintura preferida e dará lances em leilão silencioso para levar a obra para casa.

 

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded