Palestras reuniu estudantes da rede pública e produtores independentes para debater sobre a produção audivisual e as leis de incentivo a cultura
*Por Tainá de Oliveira
Na quinta-feira (23) aconteceu a palestra “Como se faz cinema?” na Biblioteca Parque Estadual, na Avenida Presidente Vargas, no Centro. O evento contou com alunos na rede pública de ensino e também esteve presente como ouvintes alguns produtores audiovisuais independentes. O diretor Bruno Bennec apresentou a palestra, contando sobre suas experiências como diretor e produtor independente e como captou recursos para suas produções através de leis de incentivo, como a Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Após algumas perguntas e respostas, Bruno exibiu o curta metragem “Sacis”, no qual conta a história de Rodolfo, um menino de 12 anos que sempre leve a culpa por tudo que dá errado em casa e descobre que o responsável é na verdade um saci-pererê. Com ajuda de seu tio, Rodolfo resolve capturar o saci, ao mesmo tempo em que sua irmã mais nova é atraída pela Cuca e é envenenada.
O curta teve uma duração de 23 minutos e no final Bruno contou mais sobre sua produção, dizendo que trouxe muita inspiração de sua infância no interior de Minas Gerais e da vivência no campo e com sua família. A palestra foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec) e alguns de seus representantes estiveram presentes, como a superintendente de audiovisual Taíla Borges e a a assessora de acompanhamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Conceição Diniz, que trouxeram mais esclarecimento sobre a produção de projetos audiovisuais e a captação de recursos através das leis municipais, estaduais e federais.
A palestra aconteceu em dois horários: 10h e 14h e foi aberta ao público, mediante cadastro via formulário, que ficou disponível no instaram da Secec.