Centro Organizado de Tratamento Intensivo à Criança é uma ong que acolhe crianças e adolescentes deficientes
Uma triste realidade de crianças que nascem com alguma deficiência, seja branda ou severa, física, mental ou intelectual: muitas são maltratadas por suas famílias, a quem deveriam proteger e cuidar. Isso, quando não abandonadas diretamente. Retiradas de suas famílias pelo Conselho Tutelar por mals tratos ou jogadas a própria sorte nas ruas, essas crianças e adolescentes ficam sem um lar. É para isso que a C.O.T.I.C existe.
O Centro Organizado de Tratamento Intensivo à Criança – C.O.T.I.C – foi fundado em 20 de setembro de 1999 por um grupo de pessoas que queriam dar um lar a crianças e adolescentes deficientes ou que possuiam câncer e sem condições de ter um tratamento. O grupo virou a realidade e hoje a ONG possui duas unidades no estado de São Paulo, nos bairros de Imirim e Santa Terezinha.
O objetivo da instituição é abrigar as crianças proporcionando-lhes um ambiente saudável, confortável, onde possam ser providas dos recursos básicos. Na C.O.T.I.C, são tratadas como cidadãos, com direitos, amor, carinho e respeito. Recebem alimentação, vestuário, cuidados de higiene e saúde. Além disso, recebem assistência social e psicológica, que viabilizam a manutenção dos vínculos familiares, quando os tem, bem como o retorno ao lar, se quando possível. As famílias de alguns dos abrigados recebem avaliação e auxílio em alguns casos para receberem cestas básicas, orientação e encaminhamento a recursos da comunidade.
As crianças da ONG são totalmente dependentes em suas atividades diárias, sindrômicas, algumas com alto risco de morte, usuárias de medicamentos psicotrópicos e neuroléticos (medicamentos para acalmar distúrbios psiquiátricos e neurológicos) e que necessitam de assistência médica, odontológica, fisioterapêutica, fonoaudióloga e terapia ocupacional. A instituição tem uma equipe pequena com enfermagem, fisioterapeuta, psicóloga e assistente social que fornecem os recursos necessários para o tratamento especifico que necessitam.
Com frequência, é preciso deslocar algumas crianças para consultas médicas e pronto atendimento no Conjunto Hospitalar do Mandaqui, que fica a 4 km do abrigo. Os tratamentos mais complexos são realizados no Hospital São Paulo e Hospital das Clínicas. Por isso, a C.O.T.I.C necessita além de doações monetárias, doação de roupas, alimentos, brinquedos, fraldas descartáveis, medicamentos, material de higiene e limpeza. E de voluntários também. Para maiores informações, visite o site oficial da ONG:
http://www.cotic.com.br/