Jornal DR1

Estudo da Scanntech revela crescimento de 60% nas vendas da ‘Cesta de Verão’ durante as festas de fim de ano

Análise destaca tendências significativas no varejo, desde explosões nas vendas de panetones e bebidas a um aumento na procura por itens de camping

Um estudo realizado pela Scanntech, líder em inteligência de dados para o varejo, revela um aumento significativo nas vendas da chamada ‘cesta de verão’ durante o período de festas de fim de ano, com um salto de 60% em comparação com outras épocas. Esta elevação contrasta com o crescimento de apenas 10% observado no Carnaval.

A ‘cesta de verão’ inclui uma variedade de produtos altamente procurados, como gelo, refrigerantes, maionese, sorvete, isotônicos, carvão, panetones, espumantes, vodkas, azeites, chocolates, cremes de leite, cervejas e acessórios de camping, além de castanhas e outros itens.

Dentre estes, alguns produtos registraram um aumento de vendas superior a 2.000% em comparação com a média anual. O panetone, ícone natalino, lidera com um aumento surpreendente de 2.898%, seguido de perto pelo espumante, que cresce 1.556%. Durante as festividades e férias, as bebidas, em particular, ganham destaque: as vendas de whisky aumentam em 312%, vodkas em 146%, cervejas em 84%, gins em 77% e runs em 39%. Correspondentemente, a demanda por gelo também dispara, alcançando um aumento de 144%.

A pesquisa também aponta um interesse crescente por acessórios de camping, com um aumento de 195% nas vendas durante o Natal e 99% no Carnaval. Estes dados, gerados pela expertise da Scanntech, são vitais para que supermercados e indústrias se preparem estrategicamente, oferecendo produtos e preços adequados.

Com a subida das temperaturas, itens como repelentes, bronzeadores, inseticidas e limpadores de piscina também viram um aumento nas vendas, registrando, respectivamente, 99%, 73%, 68% e 38% em relação à média no ano de 2023.

Produtos refrescantes como geladinhos, gelo, sorvetes de massa e açaí também mostram um desempenho robusto com aumentos de 77%, 52%, 42% e 27%. Já as bebidas, categorizadas como a principal tendência de 2023, continuam a mostrar um crescimento acelerado, com gins liderando com um aumento de 65%, seguidos por vodkas (37%), cervejas (17%) e energéticos (17%).

Como referência foi adotado a média ano’23 (abril até outubro) x Período Natal / Ano Novo (19/12/2022 até 02/01/2023), Período Carnaval (13/02/2023 até 26/02/2023)

Sobre a Scanntech

Usada por 8 em cada 10 top varejistas e por mais de 180 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo e da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais.

Ao todo, analisa dados, ticket a ticket, de R$ 680 bilhões do varejo alimentício brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 40 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24