Não é fácil falar de um Livro que jorra tanta sabedoria e que nos dá grandes lições de vida, e se você seguir apenas 10% do que é ensinado neste abençoado Livro, terá uma vida extraordinária. O livro de Provérbios pode ser comparado a uma mina de ouro, onde você encontra verdades preciosas, sobretudo na área da prosperidade financeira. “Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos (conselhos). “Porque eles aumentarão os teus dias e que acrescentarão anos de vida e paz.” (Pv 3, 1-2).
Que lição preciosa Salomão nos traz. E sabemos que não é fácil, mas o rei David, que foi pai de Salomão, depois de tanto errar, descobriu o segredo. “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Sl 119, 11).
Este é o segredo para que eu e você não venhamos pecar.
E voltando a falar sobre prosperidade financeira, veja o que Salomão nos diz: “Honra ao SENHOR com os teus bens…” (Pv 3, 9a).
Esse é o pré-requisito para toda benção financeira na sua vida. Você nunca precisará sair à procura de riquezas, pois quando você buscar a Deus, elas o acharão. “Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6, 33).
A Bíblia nunca diz: “buscai ouro e diamantes!”. E sim: “Se buscares a sabedoria com a prata, e como a tesouros escondidos a procurares.” (Pv 2, 4); e novamente: “Porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino.” (Pv 3, 14). Se você deseja bem essas bênçãos financeiras em sua vida, eu te aconselho a buscar o SENHOR Jesus Cristo que é o dono do ouro e da prata, e com Ele está à sabedoria e compreensão. Quando o encontrar, você será abençoado e feliz.
Você ganhará mais pela sabedoria de Deus do que pela prata ou pelo ouro. Qual o valor que você dá à palavra de Deus? “Mais preciosa é do que pérolas (Rubis), e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. Aumento de dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra.” (Pv 3 15,16).
E o que você vai querer para sua vida, benção ou maldição?
“A maldição do SENHOR habita na casa do ímpio, mas a habitação do justo Ele abençoará. (Pv 3, 33). Eu não estou afirmando que ao ser cristão você se tornará um milionário. Mas o SENHOR Jesus Cristo quando disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, eu vos aliviarei e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mt 11, 28-30).
Ele prometeu nos livrar do cansaço, do fardo pesado e que nos daria paz.
E também nos disse: “… Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.” (Jo 10,10).
Viver em abundância é ter uma vida próspera com saúde, paz, alegria e abençoada. Eu não aceito um cristão, viver na derrota o tempo todo. Tem alguma coisa errada com ele. Na maioria das vezes, não são fiéis nos dízimos e ofertas, e não tem vida com Deus. “Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão”. (Sl 37,25). “…O SENHOR, que ama a prosperidade do seu servo, seja engrandecido.” (Sl 35,27). “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” (3 Jo 2). “Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.
“Riquezas e Honras estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça.” (Pv 8, 17-18).
Jesus Cristo é a nossa força!