Jornal DR1

Ministério da Saúde inclui vacina contra dengue no SUS

Brasil se torna o primeiro país a disponibilizar imunizante no sistema público de saúde

O Ministério da Saúde anunciou, na última quinta-feira (21), a incorporação da vacina Qdenga, que combate a dengue, ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a ministra, Nísia Trindade, a vacinação com o novo imunizante deve começar em fevereiro de 2024.

“O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal”, destaca a pasta. Está previsto que sejam entregues mais de 5 milhões de doses no próximo ano, entre fevereiro e novembro.

Inicialmente, a vacina vai estar disponível para áreas e grupos mais vulneráveis, já que a empresa fabricante, Takeda, afirmou que tem uma capacidade restrita de fornecimento de dose.

O Governo Federal ainda vai determinar a estratégia de vacinação nas primeiras semanas de janeiro de 2024. Por outro lado, já está certo que o esquema vacinal será composto pela aplicação de duas doses. A previsão é de que aproximadamente 3,1 milhões de pessoas possam ser vacinadas.

A incorporação da vacina ao SUS foi aprovada após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias (Conitec), que recomendou a inclusão do imunizante na última quarta (20). Em março deste ano, o registro da Qdenga também recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A novidade parece ter chegado no momento certo. O Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, nas últimas semanas apresentou tendência de alta nos casos de dengue. A informação foi divulgada pelo painel de monitoramento da situação epidemiológica do governo estadual.

Em 2023, o número de casos de dengue, no Brasil, passou de 1,6 milhão, o que representa um aumento de 15,8% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, até junho de 2023, ocorreram 2.162.214 de casos e 974 mortes por dengue no mundo.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded